Mais um app passa de 1 bilhão de instalações na Play Store; saiba qual é

Mais um app passa de 1 bilhão de instalações na Play Store; saiba qual é

Por Rubens Eishima | 16 de Dezembro de 2020 às 14h30
Google

A lista de aplicativos com mais de um bilhão de instalações no Android ganhou mais um integrante, e pode ser uma surpresa para muitos usuários do sistema. Trata-se do ARCore, ou, oficialmente, Google Play Services para RA. Apesar do nome complicado, ele tem uma finalidade bem específica, e talvez você até já o tenha utilizado mesmo sem saber.

O aplicativo funciona como um serviço do sistema para outros apps, oferecendo recursos para programas e jogos com realidade aumentada. Em abril de 2020, segundo a plataforma AppBrain, o ARCore tinha ultrapassado a marca de 500 milhões de instalações, e o número tende a crescer de maneira acelerada. A própria descrição do app dá pistas do motivo:

"O Google Play Services para RA é instalado e atualizado automaticamente nos dispositivos compatíveis. Este serviço desbloqueia as experiências de realidade aumentada (RA) criadas com o ARCore. Com as atualizações automáticas, os apps com recurso de RA funcionam sem precisar de downloads adicionais."

Apesar de o usuário não interagir diretamente com o ARCore, diversos aplicativos populares no Android utilizam seus recursos, incluindo sucessos como o Pokemón Go, ou ainda o próprio app de busca do Google, para oferecer os animais, bactérias e obras de arte em realidade aumentada.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

O ARCore é equivalente ao ARKit disponível no iOS e os outros sistemas operacionais da Apple para seus dispositivos. No Android, nem todos os celulares e tablets são compatíveis com a tecnologia, mas o Google oferece uma (grande) lista atualizada com os aparelhos certificados nesta página.

Fonte: Google Play Store

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.