Agora é possível gravar objetos em 3D na busca do Google em realidade aumentada

Por Rafael Arbulu | 29 de Abril de 2020 às 13h00
Reprodução/Google
Tudo sobre

Google

Saiba tudo sobre Google

Ver mais

O Google AR Core, função da busca do Google nos smartphones, ganhou a função de gravar resultados exibidos em realidade aumentada, algo que fazia falta aos usuários desde quando a novidade foi lançada. Nessa atualização, o usuário também ganha um botão de “Compartilhar”, permitindo que ele publique sua busca em 3D nas redes sociais.

O funcionamento do recurso em si permanece inalterado: por meio de uma busca pelo smartphone, você poderá ver um modelo em 3D animado, exibido via realidade aumentada, dentro do seu próprio recinto. Evidentemente, a função não funciona para buscas muito específicas, mas, considerando a sua atuação em buscas mais generalistas, a lista de objetos que respondem ao recurso é bem compreensiva.

Nossa captura não ficou lá essas coisas por estarmos contra a luz, mas o visualizador de busca em 3D do Google funciona bem para pesquisas mais simples (Montagem: Rafael Arbulu/Canaltech)

Como ver objetos em 3D na busca do Google

Você mesmo pode testá-la agora, partindo do princípio de que seu smartphone seja compatível (lista completa linkada ao final do texto):

  1. Abra o app do Google em seu smartphone
  2. Faça uma busca: por exemplo, “Tigre” ou “Esqueleto”
  3. Clique no botão de visualização em 3D e, em seguida, clique em “Veja no seu espaço”
  4. O Google pedirá acesso ao seu armazenamento interno, se for seu primeiro uso: conceda a permissão e siga as orientações na tela para ver o resultado
  5. Os controles de captura de imagem e vídeo são iguais aos da câmera comum: segurando o botão do obturador, o app grava um vídeo com a animação do objeto e o salva na galeria do smartphone

Nas nossas capturas, o felino de grande porte não ficou muito evidente porque, aparentemente, o app considera também a iluminação (estamos contra a luz em nosso teste), mas normalmente a exibição é realista. Você pode manipular o resultado de busca exibido na sua tela, girando-o e ampliando/reduzindo o zoom para maior detalhamento.

É importante ressaltar que a novidade está sendo disponibilizada pelo Google em caráter gradual, então se você ainda não consegue ver os controles de vídeo e captura no seu aparelho, dê um tempinho e tente de novo mais tarde.

Fonte: Android Police; Google AR Core: dispositivos compatíveis

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.