Publicidade

LibreOffice 7.5 chega com ícones renovados, funções extras de PDF e mais

Por| 03 de Fevereiro de 2023 às 12h55

Link copiado!

Divulgação/LibreOffice
Divulgação/LibreOffice

O LibreOffice 7.5 chegou repleto de novidades e, logo de cara, é possível notar a mais visual de todas: a suíte de aplicativos de código aberto ganhou novos ícones. Esse retoque nas logos de cada programa não vem sozinho e traz a companhia de mais funções ligadas à manipulação de PDF e recursos extras em praticamente todos os seus apps.

Novidades do LibreOffice 7.5

Principal nome do mundo quando se fala em “alternativa open source ao pacote Office”, o LibreOffice segue firme em sua versão 7.5 que traz como grande destaque visual um novo pacote de ícones. Com estilo mais moderno, as novas logos facilitam a identificação do tipo de arquivo por meio de cores marcantes para documentos de texto, planilhas, apresentações e por aí vai.

Continua após a publicidade

Ainda seguindo em aspectos de interface, o LibreOffice 7.5 trouxe um ajuste melhor no modo escuro e também na versão de alto contraste da plataforma. Ambas agora devem estar mais agradáveis e funcionais à vista de quem utiliza o programa.

Falando em termos gerais, destaca-se ainda a opção de dar zoom usando o touchpad (ideal para quem roda a suite em notebooks) e também na função de rolagem mais precisa disponível pela primeira vez na versão de Linux. Com ela, é possível usar a tecla Shift ou pressionar a barra de rolagem para fazer tudo com suavidade e precisão.

O Calc também traz ajustes bacanas para seus usuários: agora ele não diferencia letras maiúsculas de minúsculas em fórmulas condicionais, pode “soletrar” formatos de números e tem suporte para tabelas de dados em gráficos.

Continua após a publicidade

O Writter tem um novo verificador de acessibilidade, aprimorou o corretor ortográfico, conta com tradução avançada por meio das APIs de tradução da DeepL e tornou mais visíveis os trechos grifados (função “Marca-páginas”) em um documento.

Draw e Impress também ganharam alguns ajustes e têm no suporte a “arraste e solte” na hora de adicionar objetos a uma ilustração ou apresentação seu grande destaque.

Mais PDF do que nunca

Continua após a publicidade

Já faz anos que o LibreOffice traz suporte avançado para PDF, com a possibilidade de salvar qualquer tipo de arquivo neste formato de maneira nativa. Agora, o modo como os programas do pacote lidam com os PDFs promete estar ainda mais avançado, com suporte a emojis, fontes, bitmaps e camadas coloridas, além de um número maior de fontes que compatíveis ao se salvar um arquivo neste formato.

Você pode baixar o LibreOffice 7.5 no site oficial e também conferir a lista completa de novidades da atualização. O programa está disponível para Windows, macOS e Linux.