Publicidade

LibreOffice 7.3 é lançado com mais compatibilidade aos formatos do Microsoft 365

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 03 de Fevereiro de 2022 às 19h28

Link copiado!

Reprodução/The Document Foundation (modificada)
Reprodução/The Document Foundation (modificada)

O LibreOffice 7.3 Community foi lançado nesta quarta-feira (2) com importantes melhorias para quem quer migrar do Microsoft Office. Com mais interoperabilidade, a suíte de código aberto está melhor em abrir (e exportar) documentos em formatos usados do .

Essa nem de longe é a primeira vez que os desenvolvedores dedicam esforços para melhorar a compatibilidade com formatos de arquivo de softwares da Microsoft. Afinal, para se tornar uma alternativa ainda mais competitiva neste segmento, é importante não só oferecer soluções melhores do que os concorrentes, como também permitir que os usuários experimentem o programa sem considerar o processo de migração uma enorme dor de cabeça.

Continua após a publicidade

Segundo uma publicação no blog da The Document Foundation, mantenedora do LibreOffice, as melhorias incluem:

  • Foram incluídos novos recursos, como o novo tratamento sobre alterações em tabelas e quando texto é movido, que trazem melhorias na interoperabilidade com documentos do Microsoft Office
  • Foi aprimorado o desempenho da suíte LibreOffice ao abrir grandes arquivos DOCX e XLSX/XLSM. Além disso, a renderização de documentos complexos está ainda mais rápida
  • Os filtros de importação/exportação de documentos foram melhorados. Há correções para a importações de listas, hiperlinks atrelados a formatos e mudança de estilo de parágrafo no formato DOCX; indentação de células não mais aumenta ao salvar e várias outras correções

Mais suporte para quem vem do Microsoft Office

Para complementar as adições que abraçam usuários vindos do Microsoft Office, o LibreOffice 7.3 também incrementa a seção de ajuda, com foco especial para esse público. As pesquisas agora priorizam resultados correspondentes ao módulo em que o usuário está, enquanto a documentação de ajuda do Calc está mais encorpada, recheada de links para artigos explicativos e devidamente revisada.

Continua após a publicidade

Bibliotecas ScriptForge, importantes para o desenvolvimento de macros, também foram ampliadas na mais recente atualização. Há também novos serviços Chart para gráficos em planilhas feitas no Calc. Para finalizar, além de manter a compatibilidade com o formato OpenDocument Format, há novas funções para exportar projetos em PDF.

Suporte para processador Apple M1

Enfim, o LibreOffice se torna compatível com o CPU Apple M1 sem gambiarras. A opção de download para o processador ARM foi adicionada ao site oficial, junto com as alternativas conhecidas.

A atualização deve alcançar os usuários conectados à internet, porém, se quiser acelerar o processo, você pode baixar o LibreOffice 7.3 direto do site oficial.

Continua após a publicidade

Fonte: The Document Foundation Blog