Publicidade

Lembretes baseados em localização serão removidos do Google Assistente

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 03 de Junho de 2022 às 12h55

Link copiado!

Foto: Bence Boros (Unsplash)
Foto: Bence Boros (Unsplash)
Tudo sobre Google

O Google planeja remover os lembretes baseados em localização do Assistente sem avisar para ninguém. Essa pode ser uma notícia ruim para os esquecidos, pois precisarão usar outra ferramenta para não passar batido por alguma atividade importante.

Hoje, é possível configurar um aviso para si próprio conforme o local. Você pode marcar o supermercado e pedir para o Google Assistente lembrá-lo de comprar uma caixa de leite. Dessa forma, quando você estiver nos arredores, o aplicativo do celular deve avisá-lo para fazer a aquisição.

Continua após a publicidade

Outro uso bastante prático é para lembrar de atividades no trabalho. Se você precisa mandar um e-mail logo cedo, pode configurar o alerta para avisá-lo assim que colocar os pés no escritório.

Não houve nenhum anúncio público ou aviso no app, portanto isso poderá pegar muita gente de surpresa. A mudança foi sutil na página de ajuda do Google Assistente — por lá, a companhia recomenda criar lembretes com base no horário ou definir uma rotina para os locais desejados.

Remoção pode "liberar espaço" para nova IA

Também não está claro porque o Google tomou essa decisão, nem mesmo quando o recurso será oficialmente deletado, pois a empresa não se pronunciou. É provável que a remoção seja para liberar espaço para algo novo ou até um sistema aprimorado de lembretes.

Continua após a publicidade

Normalmente, as empresas excluem funcionalidades com pouca utilização, mas não parece ser o caso, porque houve muita repercussão negativa do caso no Reddit. No fórum de conversas, usuários lamentaram o fim dos lembretes baseados em localização — embora alguns digam que nem sabiam ser possível fazer isso.

Durante o Google I/O 2022, o Google anunciou uma reformulação da inteligência artificial do Assistente, no intuito de torná-lo capaz de compreender conversas casuais. É possível que o fim do recurso esteja ligado à substituição da tecnologia antiga por uma nova, mais capacitada para fazer atividades complexas.

Fonte: Google