iPadOS 16 e macOS Ventura têm datas de lançamento confirmadas pela Apple
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco |
Nesta terça (18), a Apple enfim oficializou as datas de lançamento dos novos iPadOS 16 e macOS Ventura. Apresentados em junho, durante a WWDC 2022, os novos sistemas operacionais tiveram período de teste ligeiramente prolongado para receber refinamentos finais. Ambos serão lançados para o público geral na próxima segunda-feira, 24 de outubro.
- iPad Pro M2 pode chegar esta semana sem mudanças em sua tela
- Próximo HomePod pode virar base com alto-falante para iPad
Novidades do iPadOS 16
Com a atualização de sistema, o iPad passa a proporcionar uma experiência ainda mais semelhante a do macOS. O pacote incluiu o controle de janelas, recurso batizado pela Apple como “Stage Manager” que, além de permitir exibir mais de um app na tela ao mesmo tempo, torna a alternância entre aplicativos em segundo plano super simples.
Aplicativos nativos do ecossistema Apple também receberam retoques. Algumas das novidades destacadas pela Apple foram a adição do SharePlay através do app Mensagens, melhorias no mecanismo de busca do Mail e a possibilidade de cancelar envios recentes, compatibilidade com monitores externos para multitarefas e o novo painel do “Game Center”, em que estão reunidas informações de jogo de amigos e recordes pessoais.
Quais iPads receberão o iPadOS 16?
A grande atualização do iPadOS 16 chegará para todos os modelos iPad Pro, iPads e iPads mini de 5ª geração (ou mais recentes) e iPad Air de 3ª geração (ou mais recentes) — ou seja, o suporte ainda alcança muitos aparelhos.
Novidades do macOS Ventura
Quanto ao macOS Ventura, as melhorias de aplicativos nativos são praticamente as mesmas, mas os destaques ficam para a busca de imagens aprimorada, o novo design do sistema de busca, “Ações rápidas” a partir do Spotlight e o “Handoff”, função que permite “passar uma chamada FaceTime de um aparelho para outro durante a ligação com um clique”.
Outra adição interessante para o FaceTime está na “Câmera de Continuidade”, como nomeou a Apple. A função permite usar o iPhone (incluindo as câmeras traseiras de altíssima qualidade) como webcam para videochamadas pelo Mac. De acordo com a empresa, graças a integração entre dispositivos, a conexão é iniciada de forma automática simplesmente aproximando o celular ao notebook ou computador.
No sistema para computadores da Apple, o Stage Manager também marca presença — novamente, reforçando a intenção da Maçã em uniformizar os sistemas. A ferramenta funciona da mesma forma: dispõe aplicativos (ou a junção deles) numa coluna direto na tela principal, favorecendo a alternância entre atividades e a criação de espaços de trabalho específicos.
Quais Macs serão atualizados?
Segundo a Apple, a atualização do macOS Ventura chega para os modelos iMac, iMac Pro, MacBook Pro e MacBook Pro (todos lançados em 2017 ou mais recentes), Mac Pro (2019 ou mais recente), MacBook Air e Mac mini (2018 ou posterior) e Mac Studio de 2022.
O programa de testes continua
Como de costume, a Apple dá sequência ao programa de testes do iPadOS 16 e macOS Ventura com a futura atualização do sistema. O próximo pacote deve incluir recursos menores, correções de bugs e melhorias na experiência geral.