/i433049.jpeg)
Inteligência artificial do TikTok está à venda e empresas já podem comprá-la
Em geral, as redes sociais costumam deixar seus sistemas de inteligência artificial guardados a sete chaves para evitar cópia dos concorrentes. O TikTok parece ter ido no sentido contrário: a BytePlus, divisão responsável por cuidar da tecnologia da ByteDance, lançou no mercado a possibilidade de comprar parte da IA da companhia.
- TikTok vai permitir que qualquer usuário poste vídeo de até 3 minutos de duração
- TikTok excluiu mais de 7 milhões de contas de crianças no 1º trimestre de 2021
- TikTok copia Snapchat e vai permitir inclusão de miniapps nas publicações
Um dos trunfos da rede, o algoritmo de recomendação está à venda para empresas que desejem desembolsar uma boa quantia (os valores não foram revelados). Esta tecnologia oferece conteúdo sob medida de acordo com a maneira como o usuário interage com os vídeos na plataforma — curtidas, comentários, compartilhamentos, localização e idioma são fatores que interferem.

Interessados também podem comprar soluções de visão computacional, efeitos em fotos e imagens, traduções automatizadas, ferramentas de análise de dados e outras inovações de produtos da rede social chinesa. Ao que parece, já até existem alguns clientes usando as tecnologias. O app de moda Goat, a empresa de compras indonésia Chilibeli e o site de viagens WeGo já usam códigos vendidos pela BytePlus.
A divisão de tecnologia estreou em junho com sedes em Cingapura, Hong Kong e Londres. A empresa também tenta adentrar no mercado dos Estados Unidos, o que pode marcar o início de uma era de sucesso nesse segmento. Como teve problemas no passado recente com o governo local, a companhia havia deixado de lado os planos de se fortalecer na região, mas os planos podem retornar agora que as restrições foram removidas.
Venda de tecnologia
Comercializar inteligência artificial não é nada exatamente novo no mercado tecnológico. Amazon e Microsoft são dois exemplos de que isso é algo positivo — ambas são pioneiras no segmento de aplicações em nuvem. Com as devidas adaptações, soluções do TikTok podem ser ajustadas para rodar perfeitamente em outros tipos de sistema, usando a perícia da empresa para tornar os algoritmos mais eficazes.
O movimento também pode ser uma estratégia para ganhar novas fontes de receita, o que possibilitaria o reinvestimento dos valores arrecadados para criação de outras soluções tecnológicas.
Atualmente, as maiores redes sociais do planeta têm pensado em alternativas para garantir a arrecadação de dinheiro sem depender de publicidade online — este mercado tem sofrido sucessivos baques com iniciativas de empresas para manter a privacidade do usuário mais resguardada.
O que você pensa sobre a abertura da IA do TikTok para o mercado? Deve trazer benefícios ou isso pode ser prejudicial? Comente.
Fonte: Financial Times, BytePlus
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.