Instagram pode ter "Stories exclusivos" para seguidores pagantes

Instagram pode ter "Stories exclusivos" para seguidores pagantes

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 30 de Junho de 2021 às 14h48
Omkar Patyane/Pexels

O Instagram deve introduzir os “Stories Exclusivos”, um canal para publicação dos conhecidos stories acessível apenas para seguidores pagantes. A novidade foi revelada através de capturas de tela do recorrente informante Alessandro Paluzzi, posteriormente legitimadas pela plataforma — que não quis comentar sobre a novidade.

A ferramenta faz parte dos planos do Instagram de expandir os meios de monetização dos criadores na plataforma. Ela permitiria um tipo de conteúdo fechado, como o Super Follow do Twitter.

Stories exclusivos não permitiram que usuários não pagantes consumam o conteúdo (Imagem: Reprodução/Alessandro Paluzzi)

Publicações nesse canal não podem ser registradas pelos seguidores com capturas de tela. Porém, o autor poderia guardar o post para que os pagantes recém-chegados tenham algo para assistir de imediato — algo como o atual "destaque" do perfil. Assim como os “Amigos próximos”, posts dos stories pagos serão acompanhados por uma etiqueta — na cor roxa, em vez de verde.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Etiqueta roxa sinalizaria a exclusividade do conteúdo do stories (Imagem: Reprodução/Alessandro Paluzzi)

O intervalo dos tuítes de Paluzzi sugere que a ferramenta está em desenvolvimento acelerado, com novidades adicionadas em questão de dias. Não seria errado palpitar, então, que não deve demorar muito para que o recurso seja implementado de forma oficial, nem que seja para usuários selecionados para testes.

Atualmente, o Instagram pode até não ter uma ferramenta oficial para monetizar conteúdo, mas a modalidade "Amigos Próximos" abriu caminho para o encaminhamento de conteúdo para apoiadores. Com esse método, o autor precisa selecionar manualmente os usuários pagantes. A adição dos Stories Exclusivos, por outro lado, dispensaria a seleção e monitoramento manual.

Questionada pelo site TechCrunch, a companhia não deu mais detalhes sobre os seus planos de monetização, afirmando que a companhia "não está em posição" para comentar sobre o assunto.

Não há previsão para lançamento dos Stories Exclusivos para a base de usuários do Instagram, tampouco sobre como a ideia será aplicada para os criadores. Não há certeza de que as assinaturas poderão ser cobradas diretamente pelo aplicativo, ou se os criadores podem determinar os próprios valores para o acesso privilegiado, por exemplo. Quando for liberado para a primeira parcela de pessoas, a rede social deve dar mais detalhes sobre sua estratégia na distribuição de conteúdo pago — e o Canaltech noticiará tudo em primeira mão.

Fonte: Alessandro Paluzzi

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.