Instagram pode ter "Stories exclusivos" para seguidores pagantes
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco |
O Instagram deve introduzir os “Stories Exclusivos”, um canal para publicação dos conhecidos stories acessível apenas para seguidores pagantes. A novidade foi revelada através de capturas de tela do recorrente informante Alessandro Paluzzi, posteriormente legitimadas pela plataforma — que não quis comentar sobre a novidade.
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A ferramenta faz parte dos planos do Instagram de expandir os meios de monetização dos criadores na plataforma. Ela permitiria um tipo de conteúdo fechado, como o Super Follow do Twitter.
Publicações nesse canal não podem ser registradas pelos seguidores com capturas de tela. Porém, o autor poderia guardar o post para que os pagantes recém-chegados tenham algo para assistir de imediato — algo como o atual "destaque" do perfil. Assim como os “Amigos próximos”, posts dos stories pagos serão acompanhados por uma etiqueta — na cor roxa, em vez de verde.
O intervalo dos tuítes de Paluzzi sugere que a ferramenta está em desenvolvimento acelerado, com novidades adicionadas em questão de dias. Não seria errado palpitar, então, que não deve demorar muito para que o recurso seja implementado de forma oficial, nem que seja para usuários selecionados para testes.
Atualmente, o Instagram pode até não ter uma ferramenta oficial para monetizar conteúdo, mas a modalidade "Amigos Próximos" abriu caminho para o encaminhamento de conteúdo para apoiadores. Com esse método, o autor precisa selecionar manualmente os usuários pagantes. A adição dos Stories Exclusivos, por outro lado, dispensaria a seleção e monitoramento manual.
Questionada pelo site TechCrunch, a companhia não deu mais detalhes sobre os seus planos de monetização, afirmando que a companhia "não está em posição" para comentar sobre o assunto.
Não há previsão para lançamento dos Stories Exclusivos para a base de usuários do Instagram, tampouco sobre como a ideia será aplicada para os criadores. Não há certeza de que as assinaturas poderão ser cobradas diretamente pelo aplicativo, ou se os criadores podem determinar os próprios valores para o acesso privilegiado, por exemplo. Quando for liberado para a primeira parcela de pessoas, a rede social deve dar mais detalhes sobre sua estratégia na distribuição de conteúdo pago — e o Canaltech noticiará tudo em primeira mão.
Fonte: Alessandro Paluzzi