Instagram pode permitir que usuários "comuns" incluam links clicáveis em stories

Instagram pode permitir que usuários "comuns" incluam links clicáveis em stories

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 29 de Junho de 2021 às 12h26
Alexander Shatov/ Unsplash

A capacidade de adicionar links clicáveis no stories do Instagram sempre foi limitada aos usuários com mais de dez mil seguidores, porém isso começou a mudar. A partir desta terça-feira (29), a rede social permitirá que usuários selecionados adicionem links em formato de sticker, que funciona basicamente como o famigerado “arrasta para cima”, mas sem suporte para o gesto.

Neste primeiro momento, o teste será bem limitado, afirmou o Diretor de Produto do Instagram Vishal Shah para o site The Verge. A plataforma quer entender como as pessoas aproveitarão o compartilhamento de links, contudo estará atenta ao uso indevido dos links (como o compartilhamento de artigos com conteúdo enganoso e spam).

Links estão disponíveis na bandeja de stickers na página de edição de um stories (Imagem: Reprodução/Instagram)

Para ele, os stickers combinam com a forma que os usuários utilizam o Instagram. Por isso, “faz sentido” adaptar os links ao formato. Shah comenta que adicionar os endereços como figurinhas é um objetivo do Instagram há algum tempo, seja para todos os usuários ou seguindo as restrições do número de seguidores.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

A figurinha interativa pode ser encontrada ao lado de enquetes, hashtags e localização em formato de sticker, na bandeja dedicada. Para chegar ao endereço web, o usuário precisa apenas apertar sobre ele — por isso, a figura precisa estar em um local visível. O autor da publicação pode ajustar a orientação e tamanho do link como qualquer peça adicionada ao post.

Os links em formato de sticker serão limitados aos stories e a rede social não tem planos de expansão para outras categorias de publicações — Reels ou posts do feed, por exemplo. Ainda segundo o The Verge, a ferramenta parece ter sido disponibilizada para pessoas que construíram um público na plataforma, mas que ainda não atendem os pré-requisitos para o “arrasta para cima” (dez mil seguidores ou o selo de verificação).

Por enquanto, a novidade é somente um teste. Não há garantias de que essa será a decisão final do Instagram para essa ferramenta, tampouco se ela estará disponível, de fato, para todos os usuários. A companhia deve manter o público atualizado dos resultados e, se forem positivos, deve prosseguir com a liberação dos links em stickers.

Fonte: The Verge

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.