Instagram pode permitir que usuários "comuns" incluam links clicáveis em stories

Instagram pode permitir que usuários "comuns" incluam links clicáveis em stories

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 29 de Junho de 2021 às 12h26
Alexander Shatov/ Unsplash

A capacidade de adicionar links clicáveis no stories do Instagram sempre foi limitada aos usuários com mais de dez mil seguidores, porém isso começou a mudar. A partir desta terça-feira (29), a rede social permitirá que usuários selecionados adicionem links em formato de sticker, que funciona basicamente como o famigerado “arrasta para cima”, mas sem suporte para o gesto.

Neste primeiro momento, o teste será bem limitado, afirmou o Diretor de Produto do Instagram Vishal Shah para o site The Verge. A plataforma quer entender como as pessoas aproveitarão o compartilhamento de links, contudo estará atenta ao uso indevido dos links (como o compartilhamento de artigos com conteúdo enganoso e spam).

Links estão disponíveis na bandeja de stickers na página de edição de um stories (Imagem: Reprodução/Instagram)

Para ele, os stickers combinam com a forma que os usuários utilizam o Instagram. Por isso, “faz sentido” adaptar os links ao formato. Shah comenta que adicionar os endereços como figurinhas é um objetivo do Instagram há algum tempo, seja para todos os usuários ou seguindo as restrições do número de seguidores.

A figurinha interativa pode ser encontrada ao lado de enquetes, hashtags e localização em formato de sticker, na bandeja dedicada. Para chegar ao endereço web, o usuário precisa apenas apertar sobre ele — por isso, a figura precisa estar em um local visível. O autor da publicação pode ajustar a orientação e tamanho do link como qualquer peça adicionada ao post.

Os links em formato de sticker serão limitados aos stories e a rede social não tem planos de expansão para outras categorias de publicações — Reels ou posts do feed, por exemplo. Ainda segundo o The Verge, a ferramenta parece ter sido disponibilizada para pessoas que construíram um público na plataforma, mas que ainda não atendem os pré-requisitos para o “arrasta para cima” (dez mil seguidores ou o selo de verificação).

Por enquanto, a novidade é somente um teste. Não há garantias de que essa será a decisão final do Instagram para essa ferramenta, tampouco se ela estará disponível, de fato, para todos os usuários. A companhia deve manter o público atualizado dos resultados e, se forem positivos, deve prosseguir com a liberação dos links em stickers.

Fonte: The Verge

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.