SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Instagram lança novos filtros de fotos e editor mais poderoso no Reels

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Novembro de 2023 às 09h48

Link copiado!

Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram
Tudo sobre Instagram

O Instagram anunciou uma série de novos recursos para a edição de conteúdos para Feed, Reels e Stories. A ferramenta de vídeos curtos foi a mais beneficiada nesse caso, com novos comandos para editar um clipe individual, botão para desfazer ações e acesso a uma galeria de clipes de áudio em alta. Outra grande novidade é a chegada de novos filtros para fotos.

Editor dos Reels ficou mais poderoso

O Instagram adicionou mais opções para editar um clipe individual dentro de um vídeo do Reels: é possível rotacionar, dar zoom ou redimensionar um trecho de forma independente, sem afetar os outros elementos do post. Além disso, o editor ainda recebeu os aguardados botões para desfazer ou refazer uma ação — a novidade deve agilizar a edição e facilita na hora de corrigir pequenos erros por lá.

Continua após a publicidade

O app também incluiu uma seção chamada Clip Hub (“Galeria de clipes”, em tradução livre), com acesso aos vídeos e áudios em alta na plataforma. Antes de criar um Reels, é possível acessar essa biblioteca e encontrar os principais memes e conteúdos virais do Instagram: “agora você pode pular rapidamente para a página de áudios no topo do rolo da câmera e encontrar o que inspira você”, explica a rede em comunicado oficial no site da Meta.

Ainda no segmento dos Reels, o app inseriu novas opções de texto para voz (disponíveis apenas para usuários em inglês) e seis novos estilos de fonte.

As melhorias podem fazer com que os usuários escolham os Reels como opção principal para editar e publicar vídeos curtos: o rival TikTok tem um editor nativo muito completo, principalmente com opções para encontrar áudios, então as movimentações do Instagram tentam deixar essa disputa mais equilibrada.

Continua após a publicidade

Enfim, novos filtros para fotos

O Instagram finalmente tem novos filtros para a edição de fotos. Bem antes dos vídeos chegarem, quando só era possível publicar imagens, os efeitos retrôs dominavam a rede social, mas o aplicativo passou muito tempo sem disponibilizar novas opções.

As novidades incluem efeitos para borrar o fundo da tela, criar sensação de movimento e diferentes variações de cores. Vale lembrar que, além das predefinições, o aplicativo oferece um editor próprio para deixar as imagens do jeito que você preferir.

Continua após a publicidade

App pode criar figurinhas com suas imagens

O Instagram ainda lançou uma nova ferramenta para cortar o fundo de imagens da galeria do celular e transformá-las em figurinhas para Reels e Stories. O recurso, oferecido a partir do botão “Create”, consegue identificar o elemento principal da foto e recortá-lo para a edição — o resultado é bem parecido com a opção de remover o fundo no iOS.

Quando as novidades chegam?

Continua após a publicidade

Apesar do anúncio oficial, pode ser que alguns dos recursos ainda demorem para aparecer nos celulares por aí. O Instagram deve começar a distribuir as novidades a partir de futuras atualizações, então é recomendável usar sempre a versão mais recente do app para ter uma chance de receber as novas ferramentas o quanto antes.