Instagram vai deixar você remover aviso de mensagem lida nas DMs
Por Guilherme Haas • Editado por Douglas Ciriaco | •
O Instagram anunciou nesta terça-feira (7) o início do teste de uma configuração de privacidade que permite remover o aviso de mensagem lida em conversas pelo aplicativo. A opção possibilita desabilitar a marcação de “visto” das DMs e evita que os contatos saibam se — e quando — as mensagens foram visualizadas.
- Instagram ganha botão para incentivar assinatura de conteúdo exclusivo
- Facebook e Instagram lançam versão paga sem anúncios na Europa
A novidade foi compartilhada pelo CEO da Meta, Mark Zuckerberg, e pelo diretor do Instagram, Adam Mosseri, em seus canais de transmissão na plataforma. Segundo os executivos, o recurso foi desenvolvido com base no feedback do público.
Controle sobre mensagens lidas
A função de desabilitar o aviso de visualização de mensagem no Instagram é similar à opção de omitir o duplo tique na cor azul do WhatsApp.
Na plataforma de fotos e vídeos da Meta, as conversas via DM apresentam informações sobre a data e hora do envio de mensagens e marcam quando há a visualização dos recados.
O controle sobre os avisos de leitura dá mais privacidade para as pessoas sobre suas atividades online. No anúncio do teste da nova função, Zuckerberg brincou que “o dia chegou” para as pessoas que deixam os outros no vácuo.
De acordo com a divulgação dos executivos, a opção poderá ser acionada dentro da seção “Configurações e Privacidade” do aplicativo. Um novo campo permite desativar a marcação de mensagem lida para outras pessoas ("read receipts" ou confirmação de leitura, em tradução livre).
Há, no entanto, uma observação para quem utiliza o modo temporário em janelas de bate-papo: não é possível desabilitar o “visto” nesses casos, já que o objetivo desse recurso é apagar as mensagens após a visualização. Ou seja, a marcação é necessária para o modo funcionar.
Por enquanto, a nova função está em fase de testes com disponibilidade limitada a uma parcela reduzida do público e não foi informado quais os critérios para escolher quem tem acesso a ela ou não neste momento. O Instagram não definiu uma data para o lançamento do recurso para todas as pessoas.