Publicidade

Instagram e TikTok são os apps mais baixados de janeiro no Brasil

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 01 de Fevereiro de 2024 às 17h15

Link copiado!

Caio Carvalho/Canaltech
Caio Carvalho/Canaltech

O Instagram foi o aplicativo mais baixado no Brasil em janeiro deste ano, de acordo com dados do site AppMagic. A rede da Meta contou com 6,44 milhões de downloads, seguida pelo TikTok, com 5,4 milhões, e pelo Gov.br, aplicativo para acessar serviços do Governo Federal que fecha o pódio com 4,4 milhões.

A dobradinha de Instagram e TikTok segue uma tendência mundial: ambos os apps foram os mais baixados no mundo em dezembro do ano passado, então faz sentido que o Brasil acompanhe o movimento. O AppMagic ainda informa que o TikTok teve um aumento de 50% no número de downloads em comparação com o mesmo mês em 2023.

Continua após a publicidade

A ascensão do Gov.br pode ser justificada com a chegada de vários eventos que exigem o uso do login da plataforma com CPF, como o caso do SISU para conferir as notas do Enem ou o pagamento de tributos nacionais, como IPVA e IPTU. O app do Gov.br normalmente é usado para realizar a verificação facial da conta ou alterar dados cadastrais do perfil, incluindo a senha e os níveis de segurança.

Apps mais baixados no Brasil em janeiro de 2024

Veja o top 10 de apps mais baixados, considerando downloads na App Store e na Google Play Store:

  1. Instagram (6,44 milhões de downloads);
  2. TikTok (5,4 milhões);
  3. Gov.br (4,7 milhões);
  4. Mercado Livre (4,3 milhões);
  5. Shopee (3,7 milhões);
  6. Nubank (3,6 milhões);
  7. WhatsApp (3,2 milhões);
  8. Capcut (3,1 milhões);
  9. Roblox (2,7 milhões);
  10. Meu SUS Digital (2,6 milhões).
Continua após a publicidade

O Meu SUS Digital, que ocupa a 10ª posição, é uma versão remodelada do antigo Conecte SUS e foi lançado em janeiro pelo Ministério da Saúde. O app preserva uma série de serviços já presentes no antecessor, como acesso aos certificados de vacinação e agendamento de consultas na rede pública de saúde.