Instagram agora permite excluir vários posts de uma só vez
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |

O Instagram liberou um conjunto de recursos para ajudar o usuário a remover múltiplos posts e comentários de forma mais ágil. A plataforma também possibilita agora a revisão de interações anteriores, a pesquisa de conteúdo com filtros por data e ferramentas de reforço na segurança. A iniciativa é parte de um conjunto de ações para celebrar o Dia da Internet Segura.
- Instagram e Facebook ameaçam deixar Europa; entenda o motivo
- Instagram teve engajamento muito superior ao Facebook em 2021, aponta pesquisa
Administradores de perfis na rede social poderão excluir ou arquivar vários conteúdos de uma só vez, como publicações do feed, Stories, IGTV e Reels. Isso é válido também para todas as suas interações no sistema: comentários feitos, curtidas em posts alheios, reações a adesivos nos stories, entre outras ações.
Para localizar tudo isso, as pessoas passam a ter à disposição filtros por data, assim dá para tentar acessar algum comentário impróprio ou resposta data em um intervalo de tempo específico. Na mesma linha, o lançamento permite a localização de conteúdo arquivo ou excluído recentemente, os links visitados e a quantidade de tempo na atual sessão da plataforma — esses dados podem ser baixados para servir de métrica, por exemplo.
Com as adições, o Instagram parece querer facilitar a rotina dos criadores que conteúdo, que não precisarão mais percorrer manualmente cada postagem para realizar uma ação.
Renovação da tela "Sua Atividade"
Estas novidades podem ser acessadas pelos usuários a partir da seção chamada "Sua atividade", no menu de configurações. Tais ferramentas chegam como um complemento para outra novidade anunciada nesta semana: os alertas de pausas para uso contínuo. Inicialmente pensado para adolescentes, o "Take a Break" permite a definição de avisos para que o usuário possa interromper a navegação quando passar tempo demais navegando.
Outra promessa do Instagram é ajudar as pessoas que perderam o acesso às suas contas. A plataforma testa uma forma de permitir que dois dos seus amigos possam confirmar a identidade e ajudar na recuperação. Uma requisição será enviada para os selecionados e eles deverão confirmar se você realmente perdeu o acesso — é importante ser pessoas próximas, nas quais você tem o contato do WhatsApp, por exemplo, pois assim dá para avisá-las.
Ao publicar algo que vá contra as Diretrizes da Comunidade, a plataforma passará a mostrar a infração nos "Status da conta". Isso pode ser acessado pelas configurações do Instagram e servirá como uma central de checagem de integridade para a pessoa saber se alguma de suas postagens foi removida.
Em caso de reincidência ou falta grave, a conta corre o risco de ser desativada e o usuário agora saberá disso de imediato. A plataforma oferecerá a opção de contestar a remoção do post e pedir uma revisão manual pela equipe, diretamente na aba "Status" da sua conta.
Os testes com esses recursos ocorrem desde o ano passado, mas agora começam a chegar gradualmente para as pessoas. Um dos focos da plataforma para 2022 parece ser deixar as contas mais protegidas e entregar nas mãos do usuário o controle sobre suas atividades.
Fonte: Instagram