Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Instagram agora deixa você ocultar conteúdo sensível das recomendações

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 20 de Julho de 2021 às 15h22

Link copiado!

 Alexander Shatov/ Unsplash
Alexander Shatov/ Unsplash
Tudo sobre Instagram

Não há dúvidas de que um dos assuntos mais polêmicos envolvendo redes sociais é a liberdade do usuário. Há quem defenda uma plataforma sem nenhum tipo de intervenção e os que acreditam ser necessário algumas interferências aqui e ali para a coisa não desandar. Sob esse aspecto, o Instagram se enquadra na segunda opção.

Hoje, a rede social promete dar um passo atrás ao permitir que o próprio usuário defina o que é ou não relevante para si. A plataforma começará a liberar o chamado Controle de Conteúdo Sensível, que permitirá decidir o que deve ou não ser exibido na aba Explorar.

Continua após a publicidade

Esse espaço é destinado a trazer conteúdos interessantes com base nas interações do usuário. Ele é todo baseado em algo que o Instagram chama Diretrizes de Recomendação, as quais servem para garantir que não serão exibidos conteúdos sensíveis de outros perfis, como conotação sexual, violência ou atitudes arriscadas.

A novidade não significa uma liberação da política de conteúdo e sim a liberdade de definir os assuntos com maior afinidade. Continuam proibidos os discursos de ódio, intimidação e quaisquer outras práticas que possam incorrer em danos para as pessoas, sejam físicos, psicológicos ou financeiros.

Como visualizar o Controle de Conteúdo Sensível

Para visualizar o seu Controle de Conteúdo Sensível, é só acessar o perfil (você pode clicar na foto do seu avatar para isso) e tocar no botão dos três risquinhos no canto superior direito da tela. Aí é só escolher a opção "Configurações", procurar pela opção "Conta" e depois localizar a opção "Controle de conteúdo sensível".

Continua após a publicidade

O Controle vai permitir definir as configurações como um modo padrão (como está hoje) ou escolher se deseja ver mais — basta clicar em "Permitir" — ou menos sobre os variados tipos de conteúdo sensível. Essa seleção será alterável a qualquer momento, mas não estará liberada para perfis de menores de 18 anos.

Como é uma atualização do lado do servidor, ela será liberada progressivamente para as contas da rede social. Se ela ainda não aparece para você, o jeito é atualizar o app (caso ele esteja desatualizado) e aguardar até ser contemplado.

Você acredita que a novidade será positiva para a experiência do Instagram? Ou imagina que a opção funcionará com um incentivo para esse tipo de conteúdo, nem sempre agradável a todos? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Fonte: Instagram