Função "Recompartilhar" do Instagram deve dificultar compartilhamento de posts

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 13 de Julho de 2021 às 18h21
Geo Uc/Unsplash

A maioria dos usuários do Instagram usa a rede social para ver novidades sobre seus amigos, familiares ou influenciadores favoritos. Em certos casos, é comum a pessoa compartilhar posts nos stories como forma de reconhecer a importância daquele conteúdo ou para incentivar alguém. Isso pode ficar mais difícil em um futuro próximo.

O Instagram pretende criar um sticker para mudar a forma como o compartilhamento deve ocorrer. Porém, em vez de facilitar essa prática, a ideia parece ser dificultá-la, com o objetivo de exigir mais interação com o conteúdo antes de sair espalhando-o por aí.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Compartilhar conteúdo para os stories deve ficar mais difícil (Imagem: Reprodução/Instagram)

Com o novo adesivo, ainda em fase de testes, a pessoa interessada em compartilhar algo nos stories será direcionada para uma guia chamada “Visualizada recentemente”. Nesta área, serão exibidos todos os conteúdos vistos na última hora, incluindo vídeos do IGTV, Reels e publicações do feed.

No modelo atual, para compartilhar uma postagem de feed para os stories, basta clicar no ícone do aviãozinho de papel. Essa nova proposta exigirá que você saia do post e entre no modo de criação para conseguir levar o conteúdo adiante. Isso deve desencorajar o repasse de informações aleatórias e pode fazer com que as pessoas pensem duas vezes antes de dar seguimento aquilo.

Ainda não há uma previsão de quando o recurso será liberado de forma ampla e nem quais os critérios atuais para distribuir essa opção aos testadores. Possivelmente, os experimentos serão em um grupo pequeno de pessoas e expandido futuramente após os ajustes necessários.

Mais consciência sobre o conteúdo

Segundo um porta-voz do Instagram, em resposta ao site The Verge, o teste quer estimular atitudes mais “intencionais” e “deliberadas” sobre o conteúdo repassado pelas pessoas. A ideia seria criar um ponto de atrito para dificultar, por exemplo, a disseminação de boatos, informações falsas ou conteúdos de baixa qualidade. A novidade também dificultará a ressurreição de postagens antigas, pois elas não aparecerão como uma opção compartilhável.

Em vez de botão, agora haverá um sticker para compartilhamento de conteúdo (Imagem: Reprodução/Instagram)

Com essa nova exigência, pode ser que haja incremento no índice de engajamento dos posts, afinal a pessoa só vai conseguir repassar o que ela efetivamente teve contato. O timing também deve se tornar fator ainda mais relevante na rede — se não compartilhar na hora, já era. Resta saber se os usuários vão aprovar esse experimento ou se haverá uma crítica negativa, como quando ocorreu a remoção do contador de curtidas dos posts.

Fonte: The Verge

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.