Instabilidade no Pix: usuários relatam problemas nesta quinta-feira (30)
Por Bruno De Blasi | •

O Pix passou por uma instabilidade na tarde desta quinta-feira (30). Além dos casos compartilhados em redes sociais, o Canaltech recebeu relatos sobre a falha que dificulta o uso do sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central do Brasil (BC).
- Pix indisponível: veja como funciona o TED para fazer transferências
- Pix Automático e Recorrente: veja as diferenças entre as formas de pagamento
O incidente, a princípio, atingiu diferentes instituições financeiras.
Ao fazer uma transferência com a modalidade, o aplicativo emitia um erro que impede o envio dos recursos. No caso do Nubank, a fintech informou que havia uma "oscilação no Pix da instituição de destino" em uma transação para uma conta do Itaú.
O mesmo ocorreu em um Pix do Itaú para o Santander: neste caso, a plataforma alertou que havia uma instabilidade no banco de destino. "Parece que o banco de destino está indisponível no momento. Você pode agendar a sua transferência ou tentar novamente mais tarde", diz o aviso.
No X, uma pessoa relatou que, ao fazer uma transferência de R$ 17, o aplicativo informou que a transação estava "pendente de aprovação".
Segundo a plataforma colaborativa Downdetector, o volume de notificações sobre problemas no Pix começou a subir por volta de 16h e atingiu o pico às 16h22.
O Google Trends, que mostra tendências do buscador, também relata que os seguintes termos tiveram um aumento repentino de interesse na última hora: "pix instabilidade", "pix hoje fora do ar", "pix com problema", "instabilidade no pix" e "pix com instabilidade".
O que dizem os bancos e o BC?
Ainda não há explicações sobre a instabilidade e previsão para o incidente ser solucionado. Procurado pelo Canaltech, o Banco Central não se manifestou sobre o caso até o momento.
A reportagem também entrou em contato com as instituições financeiras. Em nota, o Itaú explicou que não identificou nenhuma falha originada em seus sistemas.
O Bradesco, por sua vez, informou que o Pix apresentou "breve intermitência" que afetou o mercado nesta tarde. "O serviço já foi regularizado e funciona normalmente no app", afirmou.
O Santander aponta que a "instabilidade pontual" ocorrida durante a tarde foi "externa ao seu sistema”.
O Nubank apura o caso.
A matéria poderá ser atualizada.
Confira outra matéria do Canaltech:
- Pix por aproximação: 5 motivos que devem mudar as compras no varejo
- Pix ou WhatsApp Pay? Veja o que muda entre as formas de pagamento
- Quais são os principais “golpes do Pix” e o que fazer para evitá-los
VÍDEO: CAIU NO GOLPE DO PIX? Agora tem solução!