iFood bane conta de mulher que discutiu com entregador no RJ
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco | •

Uma mulher moradora do Leblon, bairro da zona sul do Rio de Janeiro, foi banida do iFood após desacatar um entregador da plataforma. Em um vídeo, Ana Fefer, 40 anos, reclama, debocha e se nega a dizer o código de entrega do aplicativo, ato necessário para concluir a entrega. O entregador pede o pedido de volta, mas é ignorado por ela.
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O conteúdo viralizou devido à atitude desrespeitosa da mulher. Ela queria que ele subisse até o seu apartamento para entregar o pedido, mas o entregador se recusou e ela precisou descer até a portaria. Confira o vídeo:
O entregador que foi vítima da situação é Breno Cateano, de apenas 18 anos. Em entrevista ao UOL, ele se disse contente com a decisão.
"Eu fiquei até aliviado, porque vai diminuir o risco de um entregador sofrer a mesma coisa que eu sofri ou algo pior. Achei bem justa a decisão de bloquear do aplicativo", comemorou.
Apesar disso, Breno lamenta o caso e diz que a mulher ainda poderá usar conta de outras pessoas para fazer seu pedido. Morador da comunidade de Santa Marta, também na zona sul, ele faz entregas para o iFood e o Box Delivery de bicicleta para ter uma renda mínima.
iFood decidiu banir cliente após repercussão
O iFood informou a decisão de bloqueio na última quarta-feira (1º), três dias após o fato tomar proporções imensas. Ana Fefer não se posicionou publicamente até o momento.
Conforme a Polícia Civil, a mulher registrou uma denúncia contra o entregador na semana passada. Em depoimento, Ana conta que se negou a dar o código e disse que informaria apenas para o supervisor. Ela ainda falou que teve sua propriedade privada invadida e acusou o jovem de calúnia, pois o pedido estaria pago pelo aplicativo.
Em nota, o iFood disse que o código é uma medida de segurança para clientes e entregadores. O código deve ser passado no momento da entrega, como forma de confirmar a chegada correta do cliente — somente após isso o entregador deve dar a sacola para o cliente.
Segundo a empresa, caso o cliente se recuse a fornecer o código, "o entregador deve acionar o atendimento via chat, que fornecerá as instruções necessárias para que o pedido seja concluído corretamente no app iFood para Entregadores".
Casos se repetem
Este caso se junta a vários outros de pessoas que acreditam ser obrigação do entregador ir até o apartamento. Segundo o iFood, essa regra não existe no aplicativo. Na verdade, o app até recomenda que o encontro seja feito fora de áreas privativas, inclusive para a segurança do morador.
Em Brasília (DF), também houve uma situação muito similar em dezembro de 2022. Um entregador do iFood foi xingado e humilhado por um morador da Asa Norte após se recusar a subir para entregar o pedido na porta do seu apartamento. A confusão começou após o cliente afirmar que não desceria do apartamento para pegar, pois era obrigação do motoboy subir.
Obrigar o entregador a subir até o apartamento atrasa das entregas e o obriga a deixar sua moto na rua, sujeita a furtos ou acidentes. Além disso, o app somente dá a opção de encontrar o entregador ou de deixar o pedido na portaria, sem mencionar nada relacionado à porta de casa ou de apartamento. Então, é preciso ter consciência e respeitar os trabalhadores.
Fonte: UOL