Publicidade

O que é ICQ? Conheça mais sobre o mensageiro

Por  • Editado por  Bruno Salutes  |  • 

Compartilhe:
André Magalhães/Canaltech
André Magalhães/Canaltech

Atualmente, é quase impossível imaginar a vida sem usar os famosos aplicativos de mensagens instantâneas. Mas antes do WhatsApp, outros mensageiros foram bem populares, como é o caso do ICQ, que fez muito sucesso na época da internet discada. Em 1998, o ICQ chegou a ter 20 milhões de contas cadastradas. Ele era uma espécie de programa que se instalava no computador e permitia encontrar pessoas e conversar com elas através de salas de bate-papo.

Engana-se aquele que pensa que o programa morreu. Antes dos aplicativos se tornarem populares, o ICQ já tinha uma versão mobile, foi lançada em 1999. Ele se adaptou aos novos tempos e atualmente tem aplicativo para iOS e Android. Com as mudanças nos termos de privacidade do WhatsApp no início do ano, o ICQ teve um crescimento espantoso, principalmente em Hong Kong.

Como funcionava o ICQ

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O ICQ foi criado em 1996, por uma empresa israelita chamada Mirabilis, e a sua sigla significa “eu procuro você” (em inglês, “I seek you”). Ao instalá-lo, ele atribuía ao usuário um código de identificação chamado de UIN (Unique Identification Number), que era como se fosse o número de telefone do seu contato do WhatsApp.

No mensageiro, era possível encontrar pessoas por nome, cidade, país, etc. O seu layout era bem simples, não havia formatação de fonte, emoticons, nem como usar webcam. E a mensagem era enviada pelo botão "SEND", pois se clicasse no "Enter" o cursor apenas mudava de linha.

Além disso, o usuário podia definir seu status como online, ausente (away), ocupado (occupied), não perturbe (do not disturb), invisível (privacy), disponível para chat (free for chat) e desconectado (offline). No ICQ era possível ficar “invisível” e conversar com as pessoas normalmente, recurso que só apareceu no MSN anos depois.

Existia também a “invisible list” e “visible list”. As pessoas na invisible list nunca iriam te ver online, enquanto aquelas que eram adicionadas à visible list sempre iriam te ver online, mesmo se você entrasse no modo invisível.

Como funciona atualmente o ICQ

O ICQ (Android | iOS | Web) modernizou seu aplicativo para concorrer com outros mensageiros e oferece para os seus usuários recursos como: mensagens de texto, voz, vídeo, videochamadas, trocas de arquivos, jogos online e criação de stories. Além disso, é possível logar pelo número do celular, não necessitando mais do seu código de identificação. Também é possível encontrar pessoas de qualquer lugar do mundo, assim como era na versão original.

E você? Já usou o ICQ?