Guia básico do WhatsApp Web: como o app de mensagens funciona no computador

Guia básico do WhatsApp Web: como o app de mensagens funciona no computador

Por André Lourenti Magalhães | 08 de Julho de 2020 às 12h15
Divulgação

O WhatsApp Web é um popular recurso do mensageiro. Permite que os usuários consigam acessar os recursos do WhatsApp através de um navegador, trocando mensagens e arquivos por um computador. O acesso à versão web acontece ao escanear um QR code gerado pelo navegador, vinculando-o ao aparelho que fez o reconhecimento.

Ainda que a funcionalidade seja conhecida pelos usuários do aplicativo, alguns recursos presentes na versão de navegadores ainda são desconhecidos ou geram dúvidas. Abaixo, saiba mais sobre o funcionamento do WhatsApp Web!

WhatsApp Web: como funciona

Página principal do WhatsApp Web (Foto: Reprodução/André Magalhães)

Primeiramente, é preciso entrar na página do WhatsApp Web em um navegador. Um QR Code será exibido para executar o pareamento. Em seguida, no celular, abra as opções do aplicativo e selecione "WhatsApp Web". Depois, escaneie o código com a câmera para conectar nos dois dispositivos. Através desse processo, é possível utilizar as funções principais do aplicativo no navegador, com acesso aos contatos e troca de mensagens.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

É importante ressaltar que a versão web só funciona quando os dois dispositivos estiverem conectados à internet, mesmo que o celular esteja distante. Não é possível, por exemplo, utilizar o recurso com o aparelho desligado. Portanto, é importante prestar atenção na carga: o próprio aplicativo emite um aviso na tela do navegador quando a bateria estiver fraca.

WhatsApp Web: recursos disponíveis

Versão web permite visualizar, mas não permite publicar Status (Foto: Reprodução/André Magalhães)

A versão Web engloba os principais recursos do WhatsApp para smartphones. Nas conversas, usuários conseguem enviar e receber mensagens por texto e áudio, além de aplicar funções como a resposta direta e a marcação de mensagens como favoritas. O envio de arquivos multimídia é permitido através do compartilhamento de fotos, vídeos e documentos. Existe, ainda, a liberdade para criar e administrar grupos e visualizar o Status de contatos adicionados.

Entretanto, existem algumas funcionalidades que são encontradas apenas na versão mobile. Não é possível, por exemplo, enviar figurinha ou localização, publicar status e adicionar contatos pelo navegador. Até o momento, quem deseja utilizar essas opções precisa recorrer ao smartphone.

WhatsApp Web: temas e customizações

Altere as cores do papel de parede no navegador (Foto: Reprodução/André Magalhães)

O WhatsApp Web oferece uma série de otimizações visuais para os usuários. As notificações de novas mensagens podem ser mostradas na área de trabalho, facilitando na visualização de conversas mais urgentes. Para isso, clique no ícone com três pontos, localizado no canto superior esquerdo, e em seguida vá em "Configurações" > "Notificações" > "Notificações na área de trabalho".

O modo escuro também pode ser ativado na versão de navegadores seguir o caminho "Configurações" > "Tema". Há, ainda, a possibilidade de alterar a cor do papel de parede. Basta abrir "Configurações" > "Papel de parede" e selecionar entre as opções disponíveis.

WhatsApp Web: quantos dispositivos podem ser conectados?

Aplicativo reúne as últimas sessões (Foto: Reprodução/André Magalhães)

Através do navegador, só é possível conectar com apenas um celular. No entanto, existem outras maneiras para acessar contas diferentes. Isso pode ser feito, por exemplo, abrindo a página em uma janela anônima ou em outro navegador. Existem também versões para Desktop, disponíveis para PC e Mac.

Por outro lado, a mesma conta no celular pode ser conectada em diferentes sessões. Não há um limite determinado de navegadores diferentes para ingressar com o QR Code. É importante, no entanto, lembrar de desconectar a conta ao terminar de usar em um computador público ou de outras pessoas.

WhatsApp Web: prós e contras

WhatsApp Web é funcional, mas possui algumas limitações comparadas ao aplicativo (Foto: Reprodução/André Magalhães)

O uso do WhatsApp Web traz diversas vantagens. No caso de empresas ou trabalhadores que precisem utilizar o aplicativo de mensagens no cotidiano, auxilia a concentrar todo o conteúdo em um computador. Favorece a digitação no caso de pessoas que possuem problema com os teclados mobile. Além disso, o envio e recebimento de fotos pelo navegador não ocupa a memória do celular.

No entanto, é possível notar algumas desvantagens. Como já foi mencionado, o serviço não traz todos os recursos disponíveis na versão mobile. Comparar com o cliente web de outros concorrentes, como o Telegram, também expõe diferenças. O Telegram, por exemplo, possui formas mais práticas de acesso, enviando um código ao app ou por SMS.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.