Ícone do Google Duo volta a aparecer nos celulares e confunde usuários
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |

Depois de adotar o ícone do Meet recentemente, o Google Duo voltou a usar seu ícone original após uma atualização desta semana. O Google havia liberado recentemente uma atualização para o Duo que inicia a integração com o Meet, mas isso acabou confundindo alguns usuários. A ideia dos desenvolvedores é juntar as duas soluções em uma só para fortalecer o produto de videochamadas da gigante das buscas, conforme anúncio anterior.
- Meet deixará você consumir vídeos, música e jogos com amigos em videochamadas
- Google Meet poderá facilitar a jogatina com amigos no Android
Esse update mudou o nome e o ícone do app Duo para o Google Meet, além de levar os recursos exclusivos. Na ocasião, a marca Duo da versão web também foi alterada para mostrar o ícone da câmera multicolorida (Meet) em vez da câmera azul e branca (Duo).
Curiosamente, por alguma razão desconhecida, o ícone do app aposentado voltou a ser exibido para alguns usuários nesta sexta-feira (26). O Google não havia se pronunciado oficialmente sobre isso, o que deixou muita gente confusa se era um bug ou algo intencional. Teria a empresa desistido de acabar com a integração?
Retorno do Duo pode ter sido proposital
Segundo o site 9to5Google, um porta-voz do Google teria dito que a volta do ícone foi intencional. A ideia seria esclarecer para o usuário que pesquisa por "Duo" que o programa foi integrado ao Meet.
Desta maneira, ninguém seria pego de surpresa ao fazer uma busca no Android e descobrir que o software apenas desapareceu. O atalho continuará sendo exibido, mas a execução será processada no Meet. Inclusive, se você desinstalar qualquer um dos dois apps, ambos desaparecerão da gaveta de aplicativos.
A teoria faz sentido, embora seja meio estranho que um programa tenha dois ícones diferentes. Após algum tempo, o ícone do Duo deve apenas sumir para que apenas o Meet reine absoluto no universo do Google.
É uma forma amigável do Google de mostrar que seus dois programas de chats passaram a ser um só, com recursos extras de videochamadas e reuniões online. O Google Meet, substituto do antigo Hangouts, está disponível para Android, iOS e possui uma versão web para navegadores.
Fonte: 9to5Google