Publicidade

IA que recriou vozes de famosos que já morreram ganha suporte ao português

Por  | 

Compartilhe:
Reprodução/ElevenLabs
Reprodução/ElevenLabs

O aplicativo de leitura de textos com uso de IA da ElevenLabs, conhecido por recriar vozes de celebridades falecidas, chegou ao Brasil com suporte em português. A nova versão inclui uma voz em português brasileiro chamada "Onildo F. Rocha", que representa a voz de um homem de meia-idade.

O aplicativo, disponível para iOS e Android, permite a leitura de textos em 32 idiomas, incluindo o português, e foi liberado para download em todo o mundo. Anteriormente, a ferramenta estava restrita aos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá.

Como usar o ElevenLabs Reader

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Após baixar o ElevenLabs Reader na loja de aplicativo, é possível escolher a voz de sua preferência para ler textos a partir de arquivos do celular ou páginas da web. A ferramenta possui uma aba de “Voices” com opções de vozes em diversos idiomas, incluindo a voz masculina de “Onildo F. Rocha” em português brasileiro.

Para utilizar o app, os usuários devem acessar a aba "Home" e tocar no botão "+" para importar um texto. As opções de importação incluem "Escrever um texto", "Colar um link", "Importar um arquivo" ou "Escanear".

Após carregar o texto desejado, é possível iniciar a reprodução em áudio com a voz escolhida. O aplicativo permite a narração de PDFs, artigos, newsletters e arquivos ePub, entre outros formatos.

A nova versão do app inclui também suporte para OCR (reconhecimento ótico de caracteres) o que permite a leitura de textos a partir de imagens. Além disso, os usuários podem ajustar a velocidade da reprodução em até 3x.

O leitor da ElevenLabs anteriormente por recriar vozes de famosos que já morreram, como Judy Garland, James Dean e Burt Reynolds, e disponibilizar essas opções na biblioteca do aplicativo. Essas recriações foram autorizadas pelos herdeiros dos artistas, com o objetivo de preservar e celebrar o legado cultural dessas figuras.

Veja mais notícias do Canaltech: