Publicidade

IA do TikTok para criadores chega ao Adobe Express

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 13 de Fevereiro de 2024 às 13h35

Link copiado!

Divulgação/Adobe
Divulgação/Adobe
Tudo sobre TikTok

Criadores de conteúdo podem comemorar, pois foi revelado hoje (13) que o Adobe Express, plataforma de edição de design rival do Canva, ganhou um reforço de peso na batalha pela preferência do público: a adição da IA do TikTok Creative Assistant.

Facilitando a vida de criadores

Com o Creative Assistant, os criadores podem usar templates prontos, vídeos do Adobe Stock, trilhas, figurinhas e um editor de vídeos do Adobe Express TikTok para produzir seus materiais com a ajuda de inteligência artificial generativa.

Continua após a publicidade

Além disso, o complemento da tecnologia do TikTok é capaz de dar dicas quanto ao uso de hashtags do momento e quais as ferramentas de IA integradas ao Adobe Express mais adequadas para dar vida a uma determinada ideia.

Nesse sentido, o assistente inteligente pode ajudar em processos de brainstorming (junção de ideias para solucionar algum problema) ou até mesmo em pitacos para produzir um roteiro de vídeo.

Por exemplo, é possível pedir para a ferramenta escrever “um roteiro para uma oferta de carnaval na minha distribuidora de bebidas com 20% de desconto em todos os drinks”. O Creative Assistant usará suas informações como base para sugerir um roteiro completo e modos de estruturá-lo em sua peça publicitária, além de dicas sobre conteúdo audiovisual e textos que você pode incrementar no resultado final.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Além disso, antes de enviar a publicação para o feed, a IA do TikTok sugere descrições e, como mencionado, algumas hashtags com base no conteúdo e no que está “bombando” na rede social de vídeos curtos.

Aliás, vale ressaltar que a integração também possibilita aos criadores e empresas progamarem e fazerem posts no TikTok direto do Adobe Express, dispensando “malabarismo” de aplicativos.

Empresas empolgadas com complemento

De acordo com as duas companhias, o objetivo é ajudar as pessoas a produzirem conteúdo de forma rápida e eficaz, o que também facilitaria o compartilhamento do material por conta da integração entre as plataformas.

Continua após a publicidade

“Estamos entusiasmados em integrar o Creative Assistant ao Adobe Express e ajudar as empresas a criar campanhas inovadoras no TikTok de maneira integrada na plataforma que conhecem e amam”, disse a chefe global de marketing do TikTok, Sofia Hernadez, em um comunicado.

A executiva ainda afirma que “ter a capacidade de idealizar, criar e publicar tudo dentro do Express permite ainda que empresas de todos os tamanhos criem para a rede social em grande escala”.

A vice-presidente de estratégia de marketing e comunicações da Adobe, Stacy Martinet, por sua vez, exalta o fato de esse tipo de integração ser inédita e o Adobe Express estar à frente dessa que pode ser uma tendência até mesmo para a concorrência.

“Vemos um enorme valor em sermos os primeiros a colaborar com o assistente criativo do TikTok, reunindo nossas ferramentas criativas exclusivas e seu amplo conhecimento de um público e plataforma global altamente engajado, para ajudar a criar conteúdo que agregue valor comercial real para nossos clientes”, disse a executiva.

Continua após a publicidade

Mudança para o bem ou para o mal?

É quase certo que o Creative Assistant vai ajudar muita gente a produzir conteúdos do zero via Adobe Express e compartilhá-los no TikTok. Essa mão amiga parece visar, sobretudo, aquele público que tem pouca afinidade com técnicas de edição e não faz a mínima ideia de como dar o primeiro passo no desenvolvimento de materiais voltados para a rede social.

Por outro lado, é possível especular que a tecnologia possa acabar limitando o potencial criativo dos usuários, gerando conteúdos repetitivos e sem a inventividade que somente a mente humana é capaz de dar vida — sem contar os fins maliciosos, que podem alçar novos patamares com eventuais brechas nesse tipo de integração.

Mas, como dito anteriormente, é tudo especulação, e somente o futuro mostrará como esse tipo de tecnologia vai influenciar no modo de gerar vídeos no TikTok. Sem contar a possível influência em concorrentes caso a moda pegue.

Continua após a publicidade

Já disponível

O Creative Assistant integrado ao Adobe Express já está disponível na seção de complementos, onde deve ser baixado para rodar no editor de designs. Por ora, a IA está disponível somente em inglês, mas pode ser que ganhe uma versão traduzida em português no futuro.