Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

IA do Gmail poderá criar e-mails a partir de comandos de voz

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 22 de Janeiro de 2024 às 11h19

Link copiado!

Solen Feyissa/Unsplash
Solen Feyissa/Unsplash

A função "Help me write" do Gmail, que usa IA para redigir rascunhos de novas mensagens, pode ganhar uma novidade em breve: o aplicativo prepara um recurso para gerar texto a partir de comandos de voz pelo celular. Assim, você só precisaria falar para o Gmail o que quer que seja criado e o software daria conta do recado.

De acordo com o site TheSpAndroid, a função seria integrada ao aplicativo do Gmail e o usuário não precisaria abrir o teclado ou ativar a digitação por voz do Google para usá-la. Até o momento, o ajuste ainda está em testes e foi encontrado no código do app para Android.

O assistente de voz está em desenvolvimento há alguns meses, mas ainda não tem previsão de chegada à versão estável do cliente de e-mails. O lançamento pode tornar o processo de criação de mensagens ainda mais simples: além de deixar a IA criar todo o texto, o usuário sequer precisaria digitar o prompt.

Continua após a publicidade

Como o Gmail usa IA

O “Help me write” (“Ajude-me a escrever”, em tradução livre) é uma ferramenta que usa IA generativa para redigir rascunhos de novos e-mails no Gmail, anunciada em março do ano passado. 

Após informar um prompt com todas as instruções, o serviço desenvolve a mensagem e ainda oferece atalhos para modificá-la: é possível alterar o tom e escolher uma abordagem mais amigável ou profissional, além de diminuir ou aumentar o tamanho dos textos. Infelizmente, a função ainda não chegou ao Brasil e está disponível apenas a inscritos no programa Google Workspace Labs.

Vale lembrar que o serviço de e-mail do Google também possui outros recursos de IA, como uma integração ao Bard para resumir o conteúdo de várias mensagens de uma só vez, mas só está disponível em inglês.

Fonte: TheSPAndroid