Gmail permitirá escrever e-mails por voz com IA no Android
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |

O Gmail deve facilitar a criação de novos e-mails com a voz em breve: o app desenvolve um novo recurso para ditar os rascunhos de mensagens e poderia refinar o conteúdo com a inteligência artificial do Duet AI.
- Carteira do Google deve adotar novo sistema de notificações em compras
- Bard agora vasculha Gmail, YouTube, Drive e outros apps do Google
A novidade foi encontrada no código do aplicativo sob o nome de “voice composer” (“compositor de voz”, em tradução livre), de acordo com o 9to5Google. A hipótese é de que entraria como uma forma de ampliar as ferramentas do “Help me write”, que usa inteligência artificial generativa para criar mensagens do zero ou fazer ajustes pontuais num texto já escrito. Após falar o rascunho do e-mail, a ferramenta poderia ajustar o tom da linguagem e adaptá-la a outras mensagens profissionais.
A digitação por voz já é um recurso comum nos celulares, mas a proposta poderia facilitar a criação de conteúdos mais longos, com ajustes para pontuações e emojis, por exemplo. O Google já experimenta uma função parecida com a integração do Assistente ao Gboard, mas é limitada à linha Pixel.
O site também aponta que o aplicativo do Gmail mudou a posição do ícone da função de IA no Android. Antes, o botão ficava localizado no canto inferior direito, em destaque, e foi transferido para o topo da tela, ao lado dos ícones para anexar arquivos e enviar a mensagem.
Recurso ainda em desenvolvimento
Apesar de promissora, a nova função de digitação por voz pode demorar a chegar — como a menção foi encontrada apenas no código, ainda pode passar por testes antes da chegada à versão estável. Vale lembrar que o “Help me write” ainda é limitado a usuários do Google Workspace Labs, que não está disponível no Brasil.
Fonte: 9to5Google