IA de Elon Musk ganha app para iPhone; veja como funciona
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Bruno De Blasi | •
Conhecido como a “IA de Elon Musk”, o Grok ganhou um aplicativo dedicado para iOS e iPadOS nos Estados Unidos. O chatbot é desenvolvido pela xAI, que pertence ao bilionário, e agora tem uma plataforma própria para rivalizar com ChatGPT, Claude e Gemini — antes, só podia ser acessado pelo X (antigo Twitter).
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Por que o X/Twitter gera imagens polêmicas que outras IAs bloqueiam?
- CES 2025 | CEO do X defende notas da comunidade como forma mais eficiente para checar fatos
Por enquanto, o app está disponível apenas na App Store dos EUA e não pode ser baixado no Brasil. A novidade usa o modelo de linguagem Grok-2, o mais recente da companhia, que promete resultados mais rápidos e completos nas interações com a ferramenta.
Como funciona o Grok no iPhone
O aplicativo do Grok traz as principais funções da IA disponíveis no X, como a possibilidade de buscar dados em tempo real para responder a prompts e gerar imagens realistas — o que virou uma febre na rede social no final do ano passado.
Existem recursos exclusivos, como um widget para a tela de bloqueio do iOS e cards sobre a previsão do tempo. O app ainda possui integração com a Central de Controle, a Siri e o aplicativo Atalhos no sistema operacional da Apple.
O app passou por uma fase de testes na Austrália nos últimos meses e foi oficialmente lançado nos Estados Unidos na última quinta-feira (9). Ainda não há previsão de chegada a outros países, como o Brasil.
Aos poucos, a X Corp amplia o acesso ao Grok para concorrer no mercado de IAs generativas. A ferramenta foi lançada em 2023 como um recurso exclusivo a assinantes do plano pago X Premium, mas foi liberada a todos os usuários da rede social em dezembro de 2024 com algumas restrições de acesso.
A presença de um aplicativo individual pode impulsionar os acessos à plataforma, já que dispensa a necessidade de abrir o antigo Twitter para usá-la. Logo após a estreia, o Grok já ocupou a segunda posição na categoria “Produtividade” da App Store dos EUA, atrás apenas do ChatGPT.
X ganha selo para perfis de paródia
Por falar na rede social de Elon Musk, o X anunciou que vai usar um selo para identificar perfis de paródia por lá. O marcador possui uma máscara de teatro e pode ser visto ao abrir o perfil de uma página desta categoria.
O selo segue um padrão adotado por outras redes sociais, como Reddit, Mastodon e Bluesky. Segundo a rede, o marcador será obrigatório para qualquer conta de paródia.
Leia também:
- Como usar o Meta AI no WhatsApp: Guia Prático
- O que muda no Instagram e Facebook após o fim do fact checking da Meta?
- Como usar o Bluesky: 5 vantagens para aproveitar na rede social
VÍDEO: Novo robô aspirador da Xiaomi