HarmonyOS pode chegar aos PCs em 2024, diz ex-executivo da Huawei
Por Guilherme Haas • Editado por Douglas Ciriaco |

A Huawei deve lançar o sistema operacional HarmonyOS para computadores pessoais em 2024, segundo uma confirmação do CEO da Shenzhen Kaihong Digital Industry Development, Wang Chenglu, através da rede social chinesa Weibo.
- Huawei Mate 60 chega com comunicação via satélite e acabamento em dois tons
- Huawei Mate 60 Pro é oficial com novo chip Kirin 9000s e três furos na tela
Rumores recentes já indicavam a intenção da empresa em oferecer o HarmonyOS como uma alternativa para equipar os PCs e desafiar as concorrentes do mercado.
HarmonyOS para PC
Em fevereiro deste ano, um desenvolvedor chinês testou a versão 3.2 Beta 3 do sistema operacional em um notebook HP com bons resultados. O SO respondeu com precisão aos comandos de mouse, mas alguns drivers gráficos e de som ainda precisavam de mais trabalho.
A confirmação de Wang Chenglu, que foi executivo da Huawei desde 1998 e ocupou cargo de presidente do departamento de software para os consumidores, alimenta esses rumores de desenvolvimento ainda que não ofereça nenhum detalhe ou previsão de lançamento.
A resposta do executivo foi um simples “sim” para a pergunta de um usuário no Weibo que questionou se “teremos o HarmonyOS para PC no próximo ano”.
Huawei desafia concorrentes
A introdução do HarmonyOS para PCs e notebooks pode representar um passo importante para a companhia, especialmente no sentido de equipar sua linha de computadores pessoais com um software proprietário e deixar de usar o Windows.
Se essa previsão de apresentar um sistema operacional da Huawai para computadores pessoais se confirmar, os consumidores poderão comparar o desempenho e os recursos do HarmonyOS em relação aos outros SOs do mercado.
Enquanto isso, aumentam os rumores de que a Microsoft prepara o Windows 12 para o próximo ano, o que pode levar a disputa dos novos sistemas pela preferência dos usuários.
Saiba mais também sobre o lançamento do HamonyOS 4.0 para celulares e tablets e o anúncio do sistema HarmonyOS Next, que funciona de forma totalmente independente do Android.
Fonte: Gizmochina