HarmonyOS já tem 134 mil aplicativos e mais de 4 milhões de desenvolvedores

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 11 de Junho de 2021 às 19h05
Reprodução/Huawei

A Huawei anunciou nesta sexta-feira (11) que mais de 4 milhões de desenvolvedores assinaram contrato para construir aplicativos na plataforma HarmonyOS. Segundo a companhia, já são 134 mil aplicativos usando o HMS Core (Huawei Mobile Services), que está na versão 6.0 e tem suporte estendido para os serviços em nuvem da empresa chinesa.

Dispositivos elegíveis que migram para HarmonyOS 2.0 irão reter aplicativos e dados, exceto os que dependem do Google Play Services. Com a compatibilidade de versões anteriores coberta, a Huawei quer trabalhar com mais tranquilidade para incentivar a produção de apps exclusivos para o Harmony em vez dos projetados adaptados do Android.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

O gráfico mostra o crescimento do número de desenvolvedores e de apps no HarmonyOS de 2018 até agora (Imagem: Divulgação/Huawei)

Para aumentar esses números, a empresa lançou o Huawei HMS Global Application Innovation Competition 2021 e espera contar com a adesão de criadores de apps de todos os continente — a lista só não menciona a América do Norte. O prêmio para os selecionados é de US$ 1 milhão, mas também haverá benefícios diversos para os concorrentes como suporte de marketing, recursos de nuvem, incentivos para usar o sistema de pagamento e muito mais.

Segundo a desenvolvedora chinesa, o HarmonyOS já é o terceiro maior ecossistema móvel do mundo, com mais de 10 milhões de usuários, atrás apenas do Android e do iOS. Os chineses interessados em conhecer o software podem experimentá-lo gratuitamente em uma das lojas da Huawei, como parte de uma ação para tornar os consumidores mais familiarizados.

HMS Global Application Innovation Competition 2021 vai trazer incentivos bacanas para os desenvolvedores (Imagem: Divulgação/Huawei)

Vale ressaltar que o novo sistema chegou a pouco mais de uma semana ao mercado e ainda deve contar com o desembarque nos diversos modelos de celular da companhia até o próximo ano. Há também os próximos aparelhos que já devem sair de fábrica com o SO pronto para uso, portanto essa base de usuários pode aumentar muito ainda.

Você compraria um telefone da Huawei para experimentar o Harmony? A empresa parece estar realmente empenhada em torná-lo popular. Deixe sua opinião nos comentários.

Fonte: GizChina

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.