GPT-5.2: ChatGPT ganha novo modelo para acirrar disputa com o Gemini
Por André Lourenti Magalhães |

A OpenAI anunciou o novo modelo GPT-5.2 nesta quinta-feira (11), usado para abastecer conversas com o ChatGPT. A novidade é considerada pela empresa o LLM mais avançado para uso como assistente no trabalho e com agentes de longa duração.
- Disney fecha acordo com a OpenAI para usar personagens da marca em vídeos de IA
- Rappi vai liberar teste gratuito do ChatGPT Go; veja como resgatar
A IA se tornou mais eficiente para criar planilhas, apresentações de slides e códigos, enquanto melhorou o desempenho em testes de benchmark em comparação com o antecessor, GPT-5.1, lançado há pouco menos de um mês.
De olho no Google
O lançamento pode ser interpretado como um movimento na disputa constante entre OpenAI e Google no topo do mercado de IAs.
A Gigante de Mountain View recentemente lançou a família de modelos Gemini 3, a mais avançada da empresa até o momento, e assumiu a liderança em vários testes de inteligência — sem contar o sucesso com o Nano Banana para imagens.
Enquanto o rival passa por um bom momento, a OpenAI enfrentou algumas turbulências com seus últimos anúncios. O GPT-5 trouxe um salto de inteligência, mas recebeu muitas críticas ao aplicar um sistema para identificar automaticamente a complexidade de cada pedido.
De acordo com o jornal Wall Street Journal, o CEO Sam Altman declarou “código vermelho” na empresa recentemente para que toda a equipe focasse em melhorias para o ChatGPT, diante do crescimento de outros concorrentes. O GPT-5.2 pode ser a primeira resposta.
O que muda com o novo modelo?
A OpenAI destaca as habilidades como assistente profissional:
- Melhorias para criar e analisar planilhas, apresentações de slides e códigos;
- Melhoria visual para compreender todas as informações de imagens, PDFs, dashboards e planilhas;
- Desempenho superior em tarefas de raciocínio com contextos mais longos;
- Queda no percentual de alucinações.
O modelo está disponível em três variações: Instant (mais rápida), Thinking (para raciocínios mais elaborados) e Pro (a versão mais potente). Inicialmente, apenas planos pagos do ChatGPT terão acesso ao GPT-5.2.
Leia também:
- ChatGPT Pro vs ChatGPT Plus: o que muda entre os planos?
- IA poupa até uma hora de trabalho por dia, diz OpenAI
- OpenAI libera biblioteca de cursos gratuitos e em português sobre o ChatGPT
VÍDEO: Chat GPT, Perplexity, Claude, Gemini: QUAL escolher?