Publicidade

GPT-5, ChatGPT Go e mais: 5 novidades do ChatGPT em 2025

Por  | 

Compartilhe:
Reprodução/Distrito
Reprodução/Distrito

Ao longo de 2025, a OpenAI realizou uma série de mudanças no ChatGPT. Entre elas, está a estreia do GPT-5, o modelo mais avançado da companhia até o momento, e o lançamento do ChatGPT Go no Brasil, o plano “baratinho” para aumentar o limite de uso da IA.

5 mudanças do ChatGPT em 2025

A seguir, confira:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade
  1. GPT-5
  2. GPT-4.1, 4.5 e 3o-pro
  3. ChatGPT Go
  4. Controle parental
  5. ChatGPT Atlas

1. GPT-5

O GPT-5, revelado no final do ano, é uma das principais novidades da OpenAI em 2025. O modelo chegou com a promessa de entregar mais inteligência ao ChatGPT, mas se tornou alvo de críticas ao ponto de a empresa trazer o GPT-4o e demais alternativas de volta ao chatbot.

Depois, a OpenAI revelou o GPT-5.1 e o GPT-5.2, que aprimoram os recursos da nova geração de modelos de IA para competir com o Gemini, Claude e demais rivais.

2. GPT-4.1, 4.5 e 3o-pro

Outros modelos foram apresentados ao longo do ano. Entre eles, o GPT-4.5, dessa vez voltado para tarefas cotidianas, e o GPT-4.1, que levou melhorias para o ChatGPT antes da estreia da família GPT-5.

O o3-pro, modelo mais poderoso da empresa até o lançamento da nova geração, também foi apresentado em 2025. Hoje, as opções estão disponíveis para assinantes dos pacotes Plus e Pro ao ativar as tecnologias legadas nas configurações do chatbot.

3. ChatGPT Go

Continua após a publicidade

A OpenAI já oferecia o ChatGPT Plus e o caríssimo ChatGPT Pro, além dos planos corporativos. Em 2025, a empresa apostou no ChatGPT Go, uma opção mais acessível para quem deseja aumentar o limite de uso sem necessariamente ter acesso a algumas ferramentas avançadas.

O pacote foi liberado primeiro no exterior e chegou ao Brasil pouco depois, com uma oferta do Nubank que oferece acesso gratuito por tempo limitado. Além disso, a empresa passou a cobrar as assinaturas em real, reduzindo o valor do Plus no Brasil.

4. Controle parental

A OpenAI começou a distribuir as suas ferramentas de controle parental neste ano. Através do recurso, pais e responsáveis conseguem ativar limites para proteger adolescentes que utilizam o chatbot no dia a dia.

Continua após a publicidade

A proteção, no entanto, não conta com muitas barreiras para ser desligada: após a estreia, o Canaltech apurou que o controle pode ser facilmente removido pelos jovens com um único clique.

5. ChatGPT Atlas

Depois do Perplexity Comet e do Opera Neon, a OpenAI liberou o seu próprio navegador de IA: o Atlas. O aplicativo funciona como qualquer browser, mas traz integração profunda com o ChatGPT, que agora pode interagir com sites pelo usuário.

O programa tem outros diferenciais, como o assistente de escrita e a possibilidade de abrir uma conversa com a inteligência artificial da companhia com facilidade em uma barra lateral.

Continua após a publicidade

Leia mais:

VÍDEO: O 'ChatGPT Atlas' chegou: o navegador da OpenAI que usa IA pra "lembrar" do que você gosta