Gov.br vai avisar quando o passaporte estiver prestes a vencer; entenda
Por João Melo |

O Gov.br agora vai avisar quando o passaporte estiver perto do vencimento. A novidade é fruto de uma parceria entre o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Polícia Federal (PF), e foi disponibilizada nesta terça-feira (12).
- Tem como abrir documentos do Gov.br sem Internet? Veja se o app funciona offline
- Como acessar a Carteira de Identidade Nacional no app Gov.br
As notificações serão enviadas pela Caixa Postal Gov.br, em três momentos diferentes:
- Oito meses antes do vencimento do passaporte;
- Três meses antes do vencimento;
- E uma última, informando que o documento já está vencido.
A expectativa é que, em 2026, sejam enviados alertas sobre a renovação do passaporte para mais de 1,9 milhão de pessoas.
“Este é um exemplo de como o Gov.br pode facilitar a vida de seus usuários. A parceria com a PF faz parte da busca pelo nosso ideal de construir um governo para cada pessoa. Assim, o envio dessas mensagens personalizadas, por um canal confiável e seguro como a Caixa Postal Gov.br, é muito importante para transformar a relação dos brasileiros com o Estado”, ressaltou em comunicado Luanna Roncaratti, secretária-adjunta de Governo Digital.
O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Augusto, destacou que a iniciativa, além de facilitar a comunicação com os cidadãos, também “fortalece a confiança na instituição”.
“A Polícia Federal dá mais um passo na transformação digital dos serviços públicos. Com as notificações de vencimento do passaporte pelo Gov.br, reforçamos nosso compromisso com a eficiência e a proximidade com o cidadão”, afirmou Augusto.
Como acessar a Caixa Postal Gov.br
Para acessar as notificações sobre o documento na Caixa Postal Gov.br, é necessário ter uma conta de nível prata ou ouro na plataforma de serviços do governo federal.
A conta prata é obtida quando o cidadão realiza reconhecimento facial para conferência da foto com a da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou valida seus dados em um dos 17 bancos credenciados na plataforma.
Já a conta ouro é alcançada ao fazer o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou por meio do QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN). Também é possível atingir esse nível com o uso de um Certificado Digital compatível com a ICP-Brasil.
Leia mais:
- App Gov.br ganha melhorias para pessoas com deficiência; veja o que mudou
- Por que usar senhas fortes no Gov.br? Conta dá acesso ao IRPF, documentos e mais
- Como criar conta no Gov.br | Guia Prático
VÍDEO: CELULAR SEGURO: o que é este app OFICIAL do governo?