Google volta a testar tema escuro no buscador para desktop e muda menu de lugar

Google volta a testar tema escuro no buscador para desktop e muda menu de lugar

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 06 de Julho de 2021 às 18h15
(Imagem: Reprodução/Solen Feyissa/Unsplash)

O Google decidiu implementar mudanças visuais no seu popular buscador. Discretamente, a gigante adicionou uma engrenagem ao canto superior direito, para facilitar o acesso às configurações e ampliou o alcance dos testes dos papéis de parede dinâmicos no app para celular, que se alteram de acordo com a pesquisa. Além disso, o modo escuro parece estar de volta, mesmo que para pouquíssimas pessoas.

A adição do atalho para as configurações do Google não acrescenta nada à experiência rotineira. A engrenagem é apenas um meio mais rápido (e intuitivo) de acessar os ajustes.

Opções que antes estavam no fundo da página, agora aparecem no menu indicado pela engrenagem (Imagem: Igor Almenara/Canaltech)

Ali foram adicionadas: configurações de pesquisa, escolha de idioma, ocultação de resultados com conteúdo explícito, pesquisa avançada, histórico de pesquisa, seus dados com o buscador e link para ajuda. Anteriormente, essas mesmas opções apareciam no final da página de pesquisa, enquanto algumas podiam ser reveladas pelo menu “Ferramentas”, ao lado das opções de filtro.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Bing, é você?

Nos navegadores para celular, o Google parece estar ampliando o alcance dos testes com fundo dinâmico do buscador. De acordo com uma reportagem do 9to5Google, os papeis de parede do cabeçalho (onde fica a logo do Google, a barra de pesquisa e os filtros) mudam de acordo com o tema da pesquisa.

Fundos dinâmicos para o cabeçalho são acionados em algumas pesquisas, mas ainda não foram implementados para todo mundo (Imagem: Reprodução/9to5Google)

Talvez você se lembre imediatamente dos fundos rotativos do Bing, um dos rivais do Google. A diferença, porém, está na presença do fundo dinâmico: ao invés de aparecer na tela inicial da busca, ele é acionado em certas pesquisas. De certa forma, dá para notar que pode piorar a legibilidade do cabeçalho.

Modo escuro, de novo

Quem parece estar de volta, mais uma vez, é o modo escuro do buscador. O Google tem sido bem misterioso quanto à implementação do modo escuro para a plataforma.

Modo escuro do buscador está novamente em testes e disponível para uma quantidade limitada de usuários (Imagem: Reprodução/9to5Google)

O tema já foi para testes, foi liberado para boa parte dos usuários e, sem aviso, sumiu de novo. Agora, parece que ele voltou para a distribuição limitada. Não está claro se há métodos para fazer o botão de alternância voltar a aparecer, tampouco quando ele será liberado para todos de forma definitiva.

Fonte: 9to5Google

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.