Publicidade

Google vai usar IA para organizar resultados na busca

Por  | 

Compartilhe:
Reprodução/Google
Reprodução/Google

O Google anunciou hoje (3) algumas mudanças no buscador para celulares: agora, a empresa poderá organizar os resultados de pesquisa com IA e substituir a tradicional lista de links em algumas situações. Os resultados no novo formato serão acompanhados do aviso “Organized with AI” (“Organizado com IA”, em tradução livre) e separados entre diferentes quadros. A empresa também trouxe novidades sobre o Lens e anúncios nos resumos. 

A Gigante de Mountain View informa que a nova forma de organizar resultados foi liberada para testes nos EUA em dispositivos móveis e inicialmente só vai funcionar com pesquisas sobre receitas e inspirações culinárias. Um exemplo compartilhado pela Big Tech mostra uma busca sobre ideias de aperitivos vegetarianos: o Google cria alguns painéis separados por temas, como receitas mais fáceis, mais populares ou divididas por ingredientes.

Nesse caso, a pesquisa ainda traz links externos, mas organiza a página de uma forma diferente — é possível ver as sugestões com imagens, avaliações da comunidade e até uma opção para salvá-los. Por enquanto, ainda não há previsão de chegada da experiência ao Brasil.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Anúncios na busca por IA generativa

Os resumos de IA generativa, que já existem por aqui, vão começar a mostrar anúncios dentro do texto. Os conteúdos vão receber um indicador de patrocínio e devem trazer sugestões de produtos que façam sentido com o tema buscado.

Um exemplo dado pela empresa foi uma consulta sobre como tirar manchas de grama das roupas. O texto gerado pela IA traz algumas sugestões populares, acompanhadas dos links originais em que são mencionadas, e abre espaço para divulgar produtos de limpeza ao rolar a tela. O ajuste foi anunciado em maio deste ano pela empresa e começou a funcionar a partir de hoje nos Estados Unidos.

Além disso, a Visão Geral de IA mudou a forma de destacar as fontes usadas no texto e facilitou o acesso aos links originais durante a leitura com mais ícones.

Novidades na pesquisa multimodal

Por fim, a empresa trouxe algumas novas funções para a pesquisa por imagens do Lens e o Circule Para Pesquisar. A busca com a câmera agora aceita vídeos e também pode facilitar a procura de produtos específicos na aba de lojas, enquanto a ferramenta de pesquisa na tela do celular ganhou uma opção para identificar músicas similar ao Shazam

Continua após a publicidade

As ferramentas foram liberadas apenas em inglês. Porém, o Brasil ganhou um recurso interessante nesta quinta-feira: o Gemini Live, modo de conversa por voz com o chatbot do Google, agora consegue falar em português pelo Android.

VÍDEO: A PRIMEIRA PESQUISA FEITA NO GOOGLE

LEIA TAMBÉM:

Continua após a publicidade