Google vai ativar autenticação em dois fatores em 150 milhões de contas em 2021

Google vai ativar autenticação em dois fatores em 150 milhões de contas em 2021

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 03 de Novembro de 2021 às 08h47
Google

O Google passará a exigir o login por autenticação de dois fatores para mais 150 milhões de contas ainda este ano, anunciou a empresa nesta segunda-feira (1°). A medida é uma forma de complementar a segurança dos usuários além da senha, num reforço para evitar acessos não autorizados.

A verificação de duas etapas é algo bastante presente no Google e é uma das práticas mais importantes para manter a segurança de uma conta digital. Com ela ativada, o usuário precisa autorizar o acesso à conta no instante em que é feito uma tentativa de acesso, logo, criminosos não conseguem acessar a conta nem se souberem as a senha completa.

Verificação em duas etapas do Google pode ser ativada em questão de minutos (Imagem: Reprodução/Google)

Segundo o Google, neste momento, somente contas que dispõem de mecanismos adequados de backup serão incluídas no processo de ativação automática da camada adicional de segurança. Se você não sabe se isso se aplica a sua conta, pode checar na Verificação de Segurança do Google.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Exigência para YouTubers

Além disso, começaram a valer nesta semana a exigência da verificação dupla para membros do Programa de Parcerias do YouTube (YPP). Criadores de conteúdo precisam ativar o recurso de autenticação reforçado para acessar o YouTube Studio e assim utilizar as ferramentas de publicação da plataforma.

O processo de ativação da verificação em duas etapas consiste em receber uma mensagem no celular principal, aquele que sempre tem acesso à conta. A habilitação não leva mais do que dez minutos para ser feita e, nos próximos logins em navegadores ou aparelhos desconhecidos, sempre será necessário voltar ao celular para autorizar o acesso.

A ativação da verificação em duas etapas pode ser feita também a partir do site oficial do Google, acessível pelo navegador para PC ou celular.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.