Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google vai acelerar downloads e instalações de apps na Play Store

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 17 de Março de 2021 às 13h05

Link copiado!

Mika Baumeister/Unsplash
Mika Baumeister/Unsplash

O Google trabalha discretamente em mecanismos para reduzir o tamanho de aplicativos no Android. A iniciativa “App Install Optimization” utiliza informações fornecidas pela comunidade para identificar quais são as ferramentas preferidas dentro de apps e otimizar cada instalação, sem que os cortes afetem significativamente a experiência.

A coleta de dados é restrita aos hábitos dentro do aplicativo, mas poupam dados sensíveis como nome, e-mail, logins e senhas. Contudo, observa os hábitos de navegação e os recursos acessados nos primeiros instantes após a instalação, momento crucial que tende a determinar a finalidade do aplicativo.

Quando desembarca nos servidores do Google, a totalidade das informações coletadas é analisada para identificar tendências de uso e “quais recursos são os mais importantes” para a comunidade.

Continua após a publicidade

No documento fornecido pelo Google na página de suporte, não há detalhes de como o App Install Optimization agirá sobre os aplicativos. As possibilidades são várias: a Play Store pode passar a fornecer instalações parciais e direcionar o relatório das coletas para os desenvolvedores, o Android pode priorizar a permanência de arquivos cruciais dos recursos mais populares e por aí vai. Portanto, é impossível definir a finalidade da ferramenta de otimização.

Contudo, segundo a Gigante das Pesquisas, os dados coletados podem ser utilizados para acelerar o download de aplicativos pela Play Store, reduzir o tempo para a abertura de aplicativos e minimizar o impacto em performance na CPU, bateria e armazenamento do dispositivo.

Na prática, a solução pode reduzir o tamanho de aplicativos e garantir acesso a eles durante o download; usuários podem entrar no feed de redes sociais e ter outros recursos desativados até ter o software completo; jogos baixariam as fases gradativamente; plataformas dividiram seus serviços para acelerar o consumo, como em viagens de Uber ou pedidos de delivery, por exemplo.

Continua após a publicidade

Participação opcional

O Google ressalta que quanto mais usuários contribuírem para a coleta de dados, mais eficiente ela será para a análise de tendências em aplicativos. Entretanto, se o fornecimento de informações assusta, a companhia permite que o usuário não participe do programa.

Para isso, ela incluiu a opção “App Install Optimization” dentro do menu de configurações do aplicativo da Play Store. No entanto, até mesmo a parcela de usuários que sair do programa será beneficiada pelos resultados das coletas. Ainda assim, resta aguardar para que a iniciativa se concretize como ferramenta para dar conta dos seus desdobramentos.

Vale lembrar, por outro lado, que a ferramenta do Google ainda não tem data para entrar em ação e sua eficiência seja menos significativa do que o especulado. Até que a Gigante das Pesquisas forneça detalhes sobre a otimização de aplicativos, o assunto permanece um mistério.

Continua após a publicidade

Fonte: Google, 9to5Google