Publicidade

8 truques e funções escondidas da Google Play Store

Por| Editado por Bruno Salutes | 21 de Julho de 2020 às 19h30

Link copiado!

Reprodução
Reprodução
Tudo sobre Google

A Google Play Store é a loja virtual de aplicativos para dispositivos Android. Oferece um extenso catálogo apps, jogos mobile, filmes e livros, separados em categorias temáticas e com opções gratuitas e pagas. A Play Store é a opção mais segura para download de apps, fornecendo as versões oficiais e trazendo as principais atualizações.

A plataforma da Google destaca-se, também, por apresentar interessantes funcionalidades aos usuários. Algumas são mais conhecidas, enquanto outras ficam mais escondidas. São recursos que variam entre a proteção do celular e o fácil acesso a jogos e aplicativos. Confira algumas!

1. Indicações dos editores

Continua após a publicidade

Entre tantas opções de jogos e aplicativos, pode ser um pouco complicado para encontrar as melhores opções. Pensando nisso, a Play Store oferece a "Escolha dos Editores", uma série de indicações de downloads divididas por temas. Para encontrar, deslize entre as opções no topo da tela da Play Store até aparecer a seção.

2. Use apps sem instalar

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Com o Google Play Instant, é possível conferir jogos e aplicativos sem a necessidade de instalação no aparelho. Alguns aplicativos mostram um botão "Testar agora" e inicializam imediatamente, sem download prévio. O Google Play Instant pode ser ativado, inclusive, para sites que redirecionem diretamente a um app. Para isso, acesse as opções do serviço em "Configurações".

3. Acesso antecipado de jogos

Continua após a publicidade

Que tal testar um jogo antes de seu lançamento? A Play Store oferece opções de acesso antecipado para alguns títulos em versões beta ou em desenvolvimento. Além disso, permite o pré-registro em alguns games aguardados para celulares. Para encontrar, deslize entre as opções do menu da página de jogos.

4. Filmes, livros e audiolivros

Apesar de ser mais utilizada para apps, a Play Store oferece um grande catálogo de filmes e livros. Na área de livros, chama atenção a presença de audiolivros, histórias contadas em áudio e que podem ser reproduzidas durante o trabalho e outras atividades, tornando-se uma sugestão para fãs de podcasts. Os títulos disponíveis são encontrados em seções dedicadas na loja virtual.

Continua após a publicidade

5. Proteção contra aplicativos nocivos

A loja virtual disponibiliza o Play Protect, uma função que verifica todos os aplicativos baixados e identifica possíveis falhas de segurança, auxiliando a remover malwares. A verificação é realizada automaticamente dentro da plataforma, ams suas configurações podem ser acessadas abrindo o menu lateral e selecionando "Play Protect".

Continua após a publicidade

6. Download de apps pelo computador

Encontrou um aplicativo interessante pelo site da Play Store mas não está usando o celular? Não tem problema: ao logar com a mesma conta do Google usada no aparelho, é possível iniciar o download de um aplicativo através do PC. Para isso, acesse a respectiva página pelo navegador e clique em "Instalar". Ao verificar com a senha do Google, o serviço seguirá com a instalação. Lembre-se de manter o dispositivo conectado à internet.

Continua após a publicidade

7. Controle parental

Para quem possui crianças em casa, a Play Store possui diversas funções para maior controle dos pais. Na seção família, é possível encontrar sugestões de apps educativos e voltados para o público infantil. Além disso, é possível controlar o acesso a determinados programas e as permissões de compras. A loja disponibiliza um guia completo para pais e mães, que pode ser acessado clicando aqui.

8. Controle de gastos

Continua após a publicidade

Usuários podem ter um controle maior dos gastos dentro da plataforma. Ao acessar o menu lateral e seguir o caminho "Conta" > "Histórico de compras", é possível acompanhar os últimos gastos com serviços da Play Store, além da possibilidade de determinar um valor máximo para gastos dentro do mês.