Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google usa IA para pesquisar sobre o que aparece na tela do celular

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Fevereiro de 2023 às 12h23

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google
Tudo sobre Google

Você já pode usar o Google para pesquisar o que está na tela do seu celular. Nesta quarta-feira (8), a Gigante das Pesquisas apresentou o “Pesquisar o que está na tela”, uma integração do Google Lens com o Google Assistente com reforço de inteligência artificial que permitirá buscar na web sobre virtualmente qualquer coisa exibida no display de um dispositivo, inclusive vídeos.

A função é um reforço para um recurso que já existe no Google Assistente, o “Usar contexto da tela”, que apresenta informações e resultados da internet relacionados ao conteúdo exibido. Alimentado com o Lens, o recurso teve capacidades de detecção visual aperfeiçoadas e pode apresentar dados mais ricos sobre o material.

Continua após a publicidade

Um exemplo mostrado pela empresa é um vídeo de viagem enviado por um amigo. O usuário acessou a mídia, acionou o Google Assistente (manter pressionado o botão de ligar/desligar o celular) e rapidamente obteve informações acerca do lugar exibido, incluindo nome, endereços e registros alternativos.

Mais um atalho para o Lens

A adição, na verdade, é mais um atalho para o Google Lens. Pesquisar o conteúdo que está na tela não é impossível desde que o aplicativo da empresa se tornou capaz de analisar imagens salvas na galeria: bastava tirar print, procurar a imagem no armazenamento interno e caçar o conteúdo dali.

A diferença, portanto, está na praticidade desse processo: o usuário não mais precisa capturar a imagem da tela, navegar até o Google Lens e encontrar o conteúdo da memória. Basta acionar o Assistente, solicitar análise visual do conteúdo do display e pronto.

Continua após a publicidade

Lançamento gradativo

Segundo o Google, a novidade do Assistente e Lens será distribuída ao longo dos próximos meses a partir de agora. A função deve desembarcar em todos os celulares Android por uma atualização do Play Services.