Publicidade

Google toma decisão sobre contas grátis do Gmail com domínio personalizado

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  | 

Compartilhe:
Google
Google

O Google não vai mais desativar contas G Suite de usuários que não pagam pelo serviço. A empresa havia ameaçado a existência desses cadastros para dar mais um passo na transição para o pacote Google Workspace — processo iniciado em 2020.

Ao recuar, o Google permitirá que essas contas antigas continuem com o mesmo endereço de e-mail do Gmail, incluindo o domínio personalizado, sem cobranças adicionais. O complemento customizado é atualmente destinado a empresas, mas entre 2006 e 2012 podia ser adotado por qualquer usuário.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A confusão começou em janeiro deste ano, quando o Google aparentemente se deu conta de que algumas contas gratuitas, a maioria delas com mais de dez anos de existência, aproveitavam de uma vantagem restrita aos pacotes pagos. Desde então, a empresa iniciou uma campanha contra esses cadastros, demandando que os usuários começassem a pagar ou teriam suas contas desativadas — o que inclui dados, arquivos e informações associados a elas.

Pouco tempo depois, a empresa se comprometeu a dar alternativas para “regularização” das contas. O processo, porém, não garantiria migração total dos dados e custaria ao usuário o domínio personalizado.

Como manter a conta legado G Suite?

Em uma recente atualização na página de suporte, o Google esclarece que “indivíduos e famílias” que usam contas legado G Suite para fins “não comerciais” podem continuar com elas e evitar o processo de migração. Contudo, o processo requer que o usuário confirme para a empresa que deseja preservar o cadastro original por meio do site oficial.

Se o usuário não fizer isso, porém, a conta será desativada a partir de 1° de agosto de 2022. A reativação da conta demandará o pagamento de algum dos pacotes do Google Workspace ou contato manual com o suporte da empresa para esclarecer o uso não comercial da credencial.