Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google remove apps que gravam ligações da Play Store

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Abril de 2022 às 14h33

Link copiado!

Onur Binay/Unsplash
Onur Binay/Unsplash
Tudo sobre Google

A partir de 11 de maio, apps cuja função seja gravar ligações não serão mais permitidos na Google Play Store. Uma nova política anunciada pelo Google restringe o uso de APIs voltadas para acessibilidade, que por vezes eram utilizadas como alternativa para habilitar a gravação de conversas por voz.

Aplicativos nativos ou desenvolvidos pelo Google com a função de gravação não serão restringidos de nenhuma forma após a implementação da nova política. O problema, conforme explicou o líder de operações de conteúdo do Google, Moun Choi, era a possibilidade de gravar conversas sem a devida autorização da outra pessoa da chamada, já que a adoção da API de acessibilidade permitia total discrição.

Continua após a publicidade

“Se o aplicativo é o discador padrão no telefone e também é nativo, o recurso de acessibilidade não é necessário para obter acesso ao fluxo de áudio recebido. Portanto, não violaria a nova regra. Como este é um esclarecimento de uma política existente, a nova regra entrará em vigor para os demais aplicativos a partir de 11 de maio”, explicou o executivo.

Sendo assim, se o seu aplicativo de discagem padrão oferece a ferramenta de gravação de chamadas, fique tranquilo: ele não vai perder essa função. Porém, se o registro acontece por um app que você baixou na Play Store, possivelmente ele ficará indisponível a partir da data limite.

Ruim para o consumidor

No Reddit, usuários criticam a decisão arbitrária do Google em limitar a gravação de chamadas somente aos apps próprios. "Acho que a abordagem de proibição total em nome da privacidade do usuário não é boa para o consumidor. A gravação de chamadas é uma necessidade válida para muitas pessoas e empresas", disse um usuário em post.

Continua após a publicidade

O Android permite o sideloading — isto é, instalação de aplicativos fora da loja do Google —, então não será impossível baixar e instalar aplicativos de gravação no celular. Contudo, isso expõe o usuários a riscos de um download de fontes externas, principalmente quando a restrição da loja é conhecida por criminosos.

Uma solução interessante, mas ausente desde o Android 11, era o aviso sonoro de início de gravação. Na mesma publicação do Reddit, o usuário relembra que o Android 11 experimental emitia um "beep" assim que a ligação começava a ser gravada, mas o recurso não foi mantido na versão final do SO.

Fonte: Reddit, 9to5Google, Google