Google reduz taxa de pequenos desenvolvedores por vendas via Play Store
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco |

Na busca de criar um ambiente mais sustentável para os desenvolvedores, o Google reduziu a taxa cobrada sobre vendas feitas na Play Store. A Gigante das Pesquisas reduziu a fatia tomada das arrecadações para promover crescimento dos menores criadores que compõem a plataforma.
Ainda conforme a dona do Android, os honorários reduzidos começarão a valer no dia 1° de julho deste ano — a empresa promete “mais detalhes” nos próximos meses. Como desenvolvedor, é importante estar atento a futuros comunicados da companhia.
A reação dos grandes
Para a Epic Games, que encara uma disputa judicial contra o suposto monopólio de Google e Apple para a disputa de aplicativos, o corte é significativo e favorece os pequenos desenvolvedores, mas “não ataca a raiz do problema”.
“Seja 15% ou 30% de cada aquisição feita na Google Play Store, desenvolvedores ainda são forçados a utilizar o sistema de pagamentos do Google. O Android precisa ser mais aberto para a competição, com o mesmo espaço em campo para plataformas, criadores de apps e provedores de serviços. Competitividade nos métodos de pagamento e distribuição de aplicativos são apenas caminhos para a um mercado justo de apps”, pontuou um porta-voz da companhia ao site XDA Developers.
A insatisfação dos maiores competidores deve continuar, portanto. Essa disputa pode resultar em grandes mudanças na experiência com smartphones e o mercado de aplicativos como um todo, portanto é válido manter um olho atento aos desdobramentos.
Fonte: Google, XDA Developers