Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google quer impedir o Total Commander de instalar APKs no Android

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 18 de Maio de 2022 às 17h56

Link copiado!

Mika Baumeister/Unsplash
Mika Baumeister/Unsplash
Tudo sobre Google

O Google ameaçou bloquear o gerenciador de arquivos Total Commander se o aplicativo continuar a instalar jogos e programas no formato APK. Segundo uma publicação no Reddit, a empresa teria enviado um aviso aos desenvolvedores explicando que o aplicativo corre o risco de ser removido da Play Store.

O motivo para isso seria "abuso de dispositivo e rede", afinal o software permite instalar apps baixados fora da loja oficial do Android. Segundo o relato, a gigante das buscas disse que um aplicativo distribuído na Play Store não pode modificar substituir ou atualizar nada com método diferente ao mecanismo do próprio marketplace.

Continua após a publicidade

O comunicado avisa que nenhum app pode fazer download de códigos executáveis (como arquivos DEX, JAR e SO) de fontes que não sejam o próprio Google. Essa restrição não se aplicaria a códigos executados em máquinas virtuais ou interpreters, que fornecem acesso indireto a APIs do Android — JavaScript em uma visualização da web ou navegador, por exemplo.

Desde a versão 1031 que o Total Commander permite o download e instalação de softwares de fontes desconhecidas, fora do Google Play. Essa é uma situação no mínimo curiosa, já que um gerenciador de arquivos deveria ter permissão para instalar ou modificar qualquer tipo de arquivo no sistema.

Google pode, outros não

Hoje, o app Arquivos, do Google, e o navegador da empresa Chrome possuem permissão para realizar esse tipo de atividade. O navegador, aliás, consegue instalar até APKs baixados de sites piratas, sem qualquer restrição.

Continua após a publicidade

Não está claro porque somente o Total Commander seria afetado, afinal há outras soluções que também fazem isso. O Google não se pronunciou publicamente sobre o caso até o momento — e provavelmente não o fará, por se tratar de algo relacionado às políticas da Play Store.

Fonte: Reddit