Publicidade

Google Meet anuncia nova medida para tentar acabar com o eco nas videochamadas

Por  • Editado por Douglas Ciriaco | 

Compartilhe:
Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech
Tudo sobre Google

Que atire a primeira pedra aquele que nunca esteve em uma chamada em que o microfone de um dos participantes fazia eco. Nesse período em que as reuniões online se tornaram o padrão, as gafes passaram a ser bem mais recorrentes. Felizmente, para ajudar todo mundo, o Google trabalha em uma adição que tenta acabar com esse tipo de problema.

O eco em chamadas online acontece quando o usuário participa da reunião sem fones de ouvido e com um microfone sem um eficiente sistema de cancelamento de ruído. O som emitido pelos alto-falantes é captado novamente pelo computador e volta para a chamada causando a repetição nas falas.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O Google Meet ainda não consegue eliminar totalmente o eco das chamadas, mas ele tentará reduzi-lo: a plataforma de comunicação notificará o usuário que causa eco na chamada e, na página de ajuda da plataforma, dará sugestões de como minimizar o efeito — abaixando o volume, encaixando fones de ouvido ou silenciando o microfone enquanto não está falando.

Apesar de simples, a solução do Google pode ser valiosa em reuniões por poupar aquele momento chato em que os participantes precisam avisar que alguém está causando eco na chamada. A detecção automática de eco será liberada entre todos os usuários ao longo das próximas duas semanas e não precisa ser ativada anteriormente para funcionar.

Fonte: Google