Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Maps pode guiar você em uma viagem pelo tempo

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 17 de Maio de 2022 às 12h29

Link copiado!

Reprodução/Swrfernsehen
Reprodução/Swrfernsehen

O Google Maps possui um recurso que permite ao usuário ver como um lugar mudou ao longo dos anos. Com o auxílio do Street View, é possível alterar o dia e horário para visualizar a evolução de uma rua, avenida ou ponto histórico.

Você pode ver como era o seu bairro há 10 anos, por exemplo, ou relembrar como era a fachada de um monumento antes da restauração. Esse é uma ferramenta do Google que fica mais interessante com o passar do tempo, porque você pode ver claramente como o ambiente urbano muda conforme os anos.

Continua após a publicidade

No Distrito Federal, por exemplo, existe uma região administrativa chamada Setor Noroeste, que começou a ser construído no começo da década passada. Com o Street View em 2011, dá para ver o local ainda sem nenhuma edificação pronta, somente com terra e maquinários das construtoras. Ao arrastar para 2022, contudo, você verá grandes e modernos prédios, nos quais apartamentos minúsculos chegam a custar mais de R$ 1 milhão.

O mesmo vale para a Arena Corinthians, que em 2014 ainda estava em construção para a Copa do Mundo. Em 2022, é possível ver o estádio da equipe paulistana totalmente completo.

Como acessar a linha do tempo?

O recurso está disponível no site do Maps pelo navegador. É só você localizar a área que deseja visualizar e procurar por uma pequena barra de ferramentas no canto inferior direito da tela.

Continua após a publicidade

Ali, haverá um ícone amarelo de uma pessoa que pode ser selecionado para exibir a experiência visual — as vias devem ficar com a cor azul:

Já na visualização de ruas, você verá dados no canto superior esquerdo da tela e a data na parte inferior do painel. Se houver a opção disponível, é possível ver as capturas mais antigas do local, com dias e horários diferentes.

Essa á uma ferramenta muito bacana para acompanhar cidades jovens ou áreas recém-criadas, pois o comparativo pode surpreender. Você também pode usar para reforçar aquele sentimento de nostalgia de uma loja que deixou de existir ou um restaurante que você frequentava quando era mais jovem.