Publicidade

Google Maps pode guiar você em uma viagem pelo tempo

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  | 

Compartilhe:
Reprodução/Swrfernsehen
Reprodução/Swrfernsehen

O Google Maps possui um recurso que permite ao usuário ver como um lugar mudou ao longo dos anos. Com o auxílio do Street View, é possível alterar o dia e horário para visualizar a evolução de uma rua, avenida ou ponto histórico.

Você pode ver como era o seu bairro há 10 anos, por exemplo, ou relembrar como era a fachada de um monumento antes da restauração. Esse é uma ferramenta do Google que fica mais interessante com o passar do tempo, porque você pode ver claramente como o ambiente urbano muda conforme os anos.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

No Distrito Federal, por exemplo, existe uma região administrativa chamada Setor Noroeste, que começou a ser construído no começo da década passada. Com o Street View em 2011, dá para ver o local ainda sem nenhuma edificação pronta, somente com terra e maquinários das construtoras. Ao arrastar para 2022, contudo, você verá grandes e modernos prédios, nos quais apartamentos minúsculos chegam a custar mais de R$ 1 milhão.

O mesmo vale para a Arena Corinthians, que em 2014 ainda estava em construção para a Copa do Mundo. Em 2022, é possível ver o estádio da equipe paulistana totalmente completo.

Como acessar a linha do tempo?

O recurso está disponível no site do Maps pelo navegador. É só você localizar a área que deseja visualizar e procurar por uma pequena barra de ferramentas no canto inferior direito da tela.

Ali, haverá um ícone amarelo de uma pessoa que pode ser selecionado para exibir a experiência visual — as vias devem ficar com a cor azul:

Já na visualização de ruas, você verá dados no canto superior esquerdo da tela e a data na parte inferior do painel. Se houver a opção disponível, é possível ver as capturas mais antigas do local, com dias e horários diferentes.

Essa á uma ferramenta muito bacana para acompanhar cidades jovens ou áreas recém-criadas, pois o comparativo pode surpreender. Você também pode usar para reforçar aquele sentimento de nostalgia de uma loja que deixou de existir ou um restaurante que você frequentava quando era mais jovem.

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*