Publicidade

Google Maps passa a mostrar 'Golfo da América' no Golfo do México

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

Compartilhe:
Emanuele Almeida/Canaltech
Emanuele Almeida/Canaltech

O Google Maps passou a indicar "Golfo da América" na localização do Golfo do México no Brasil nesta segunda-feira (10). Agora, ao pesquisar o local na plataforma, a nova nomenclatura é indicada entre parênteses. Em janeiro, a empresa havia informado que iria mudar o nome do golfo nos Estados Unidos após ordem executiva dada pelo presidente Donald Trump

No mesmo mês, o Google Maps, em uma publicação no X (ex-Twitter), informou que essa é uma prática de longa data que consiste na alteração dos nomes a partir de atualizações em fontes oficiais de cada governo.

"Os usuários do Maps veem seu nome oficial adotado pelo seu país. Todos no resto do mundo veem ambos os nomes", explicou a plataforma. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Outras alterações

Além do Golfo do México, o Google Maps adota medidas para lidar com questões de fronteira e nomenclaturas de regiões. Um exemplo disso são as Ilhas Malvinas, disputadas pela Argentina e pela Inglaterra — no Brasil, o local em que recebe o nome "Ilhas Falkland (Ilhas Malvinas)". 

Outras modificações podem ser feitas nas fronteiras em disputas em que a plataforma insere uma linha tracejada para identificar áreas que passam por conflitos territoriais, como a península da Crimeia, local de embate entre Rússia e Ucrânia. 

Assim como também pode ser aplicada uma visualização diferente da fronteira a depender do país em que o Google Maps é acessado, tal qual a região Arunachal Pradesh, disputada pela China e Índia. 

Leia mais:

VÍDEO: POR QUE EXISTEM CASAS BORRADAS NO MAPS? #shorts

Continua após a publicidade