Publicidade

Google Maps começa a registrar histórico de localização no celular

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Junho de 2024 às 08h05

Link copiado!

Tamas Tuzes-Katai/Unsplash
Tamas Tuzes-Katai/Unsplash

O histórico de localização do Google Maps não é mais registrado diretamente na conta do Google. Em atualização recente, a empresa alterou o nome do recurso para “linha do tempo” e começou a guardar os dados no próprio celular. A medida também decreta o fim da ferramenta nos computadores, até então disponível na versão web da plataforma de mapas.

Histórico do Google Maps vira linha do tempo

A medida foi divulgada em uma página de suporte com o título “Atualize o Google Maps para usar o recurso Linha do tempo no seu dispositivo”. Segundo o Google, “o Histórico de localização agora se chama Linha do tempo, e você tem novas opções para seus dados”.

Continua após a publicidade

A principal mudança se concentra no local para armazenar as informações de onde você esteve nos últimos dias. Antes, a companhia guardava o histórico na nuvem, o que permitia o acesso em qualquer dispositivo, incluindo o PC. Agora, esses dados serão armazenados exclusivamente no app instalado no celular ou tablet.

Além disso, o Google Maps ganhou uma ferramenta de backup sem ocupar o armazenamento do Google Drive, que faz uma cópia de segurança da linha do tempo para você baixar esses dados em outro dispositivo. Essa novidade visa auxiliar quem troca de celular e não deseja perder o histórico de localização.

App precisa ser atualizado

O Canaltech está no WhasApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Para manter os dados, é preciso atualizar o Google Maps para a versão 11.106 ou mais recente no Android e versão 6.93 ou posterior no iOS. Em seguida, quando a alteração estiver disponível para a sua conta, o Google vai enviar uma notificação pelo app ou por e-mail para orientar na migração.

“Essas mudanças estão sendo lançadas gradualmente para todos os usuários do app Google Maps”, informou a empresa na página de suporte. “Você vai receber uma notificação quando houver uma atualização disponível para sua conta.”

Fim do histórico nos computadores

Apesar de a medida trazer uma potencial melhoria em termos de privacidade, há más notícias para quem utilizava o histórico pelo computador: o recurso será descontinuado na versão web.

Continua após a publicidade

“Como os dados mostrados na linha do tempo vêm diretamente do seu dispositivo, ela não fica disponível no Maps no computador depois que os dados são movidos para o smartphone”, disse a companhia. “Para transferir os dados para o smartphone, faça o download do app Google Maps.”