Publicidade

Google libera primeiro Beta do Android 17 por acidente e tira atualização do ar

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

Compartilhe:
iXimus/Pixabay
iXimus/Pixabay

O primeiro Beta do Android 17 foi lançado, mas retirado do ar logo em seguida. A confusão em torno da chegada da versão de testes da futura atualização do sistema operacional do Google ocorreu nesta quarta-feira (11).

A big tech havia anunciado o encerramento dos testes do Android 16 QPR3 e afirmou estar pronta para iniciar a transição para a nova atualização. Pouco tempo depois, a primeira versão Beta do Android 17 foi lançada como parte do chamado “ritmo contínuo de atualizações” do sistema.

Esse lançamento repentino, no entanto, não passou pela tradicional fase de prévia dedicada exclusivamente aos desenvolvedores, sendo liberado diretamente a todos os testadores inscritos no programa Android Beta.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Ocorre que o Google também retirou a atualização do ar de forma igualmente repentina. De acordo com o portal Android Police, a empresa afirmou que o cancelamento foi motivado por mudanças de última hora.

O comunicado enviado ao site reforçou que o Android Beta 1 será lançado em breve, mas não na data em que foi disponibilizado acidentalmente. A companhia não informou quando a grande atualização do sistema operacional será liberada ao público.

O Canaltech acessou o site dedicado ao programa beta do Android para verificar as informações disponíveis sobre versões de teste. A plataforma ainda não faz qualquer menção ao Android 17, destacando apenas a versão Beta do Android 16 QPR2.

“Atraso” em relação ao Android 16

Mesmo que o lançamento do Android Beta 1 tivesse sido confirmado para o dia 11 de fevereiro, a data já representaria um “atraso” em relação à disponibilização do primeiro Beta do Android 16, liberado em 23 de janeiro de 2025.

Ainda assim, o Google segue dentro do cronograma inicial de lançamentos do Android 17. A prévia da atualização deve chegar até março, com a versão final prevista para o segundo trimestre de 2026.

Leia também: 

Continua após a publicidade