Google Lens vai incorporar recursos para compras feitas diretamente no app
Por Ricardo Ballarine | 14 de Dezembro de 2017 às 16h54
O Google está abrindo caminho para uma pequena revolução no marketing após o lançamento do Google Lens, o aplicativo que permite ao usuário realizar pesquisas por meio de imagens capturadas pela câmera do celular.
Por meio de inteligência artificial e machine learning (aprendizado de máquina), o app pode estreitar as relações entre consumidor e empresas. Basicamente, o celular vai conseguir ler e interpretar o que estiver na sua frente. E isso incluir não apenas bichos e objetos, mas produtos também.
Lançado originalmente no Pixel 2, como recurso do Google Photos, o Lens agora está integrado ao Google Assistant.
O líder da equipe de engenharia do Google Lens, Rajan Patel, disse no Twitter que o aplicativo está passando por melhorias. Uma delas já está no escopo de trabalho da equipe do Lens e vai preparar o celular para ser uma central de compras interligada ao app.
Apesar de não dar muitos detalhes, essa funcionalidade deve incorporar anúncios para itens selecionados, avaliações de usuários, promoções e a possibilidade de comprar diretamente pelo Lens. Antes, Patel disse que o aplicativo precisa melhorar o reconhecimento do mundo natural.
Realidade aumentada
O líder da equipe informou que as pesquisas estão voltadas para o reconhecimento da flora a fauna, para que os resultados possam ser mais precisos. Para isso, o Google trabalha com um modelo de OCR (reconhecimento óptico de caracteres, na tradução livre), que deverá oferecer resultados mais rápidos.
O Lens não vai deixar de aprofundar o desenvolvimento de recursos de realidade aumentada. Sem previsão de quando essa tecnologia estará disponível, o Google vai preenchendo espaços com pequenos teasers, como os stickers em RA para Pixel e Pixel 2.
Fonte: Android Central