Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Lens agora identifica prédios e pontos turísticos em tempo real

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 10 de Junho de 2021 às 12h55

Link copiado!

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech
Tudo sobre Google

Em meio a uma campanha promocional no Reino Unido, o Google revelou que o Lens é utilizado cerca de 3 bilhões de vezes mensalmente. A ferramenta que dá olhos ao Buscador foi de um simples recurso até uma plataforma completa, hoje presente em vários apps do ecossistema, com uma vasta gama de funções e até ramificações para desktop.

Que atire a primeira pedra quem nunca achou útil a capacidade de copiar textos capturados pela câmera ou pesquisou algo que conseguia ver, mas não descrever, através do Google Lens. Se você é usuário de Android, é bem provável que tenha utilizado o app em algum momento, ou ao menos aproveitado uma das suas capacidades em outros aplicativos da Gigante das Pesquisas — como o Fotos, que recebeu um botão dedicado à varredura visual em março deste ano.

O Lens, além de ser uma baita ferramenta para detectar objetos e textos, é embarcado com o poderoso mecanismo de pesquisa do Google. A combinação viabiliza a busca por itens flagrados pela câmera, identificação de espécies de animais e flores e tradução em tempo real de texto na tela. Se isso ainda não for o bastante, o aplicativo resolve até problemas de matemática.

Continua após a publicidade

Nesta quinta-feira (10), o Lens ganha mais uma habilidade: reconhecer prédios, pontos turísticos e outros espaços da cidade. O recurso estava disponível para alguns usuários, mas somente hoje será amplamente distribuído em todo o mundo, segundo a Gigante das Pesquisas.

No app, a função se chama “Lugares” e sua finalidade, segundo o Google, é “facilitar a identificação de prédios e pontos turísticos utilizando a câmera do celular, modelos 3D do Earth e a poderosa tecnologia de reconhecimento do Lens”. A experiência com ele é semelhante ao que já existe no Lens: basta mirar o sensor para um local de destaque e, se a varredura detectar algum prédio ou ponto turístico importante, retornará outras fotos e informações encontradas no buscador — quase como um guia turístico de bolso.

Assim como outras novidades do Google, o novo recurso do Lens deve estar sendo distribuído gradativamente entre usuários de todo o mundo. Como sempre, é bom verificar se há alguma atualização pendente para o aplicativo na Play Store para aumentar as chances de conferir a novidade.

Fonte: Google