Publicidade

Google Lens agora identifica doenças de pele, mas é bom ter cuidado

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  | 

Compartilhe:
Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech
Tudo sobre Google

O Google Lens é uma ferramenta que identifica imagens e objetos ao redor do usuário fazendo uso de inteligência artificial. Esse mesmo recurso agora é usado para transformar a plataforma em uma espécie de "dermatologista digital", pois ele acaba de ganhar a capacidade de reconhecer problemas de pele ao examinar fotos.

A novidade foi divulgada pelo Google em seu blog na última quarta-feira (14). A empresa relevou que a ferramenta pode fazer diagnósticos com base nas imagens enviadas a ela — inclusive sugerindo informações adicionais sobre uma condição. O Google Lens passa a reconhecer erupções, verrugas, manchas, hematomas labiais, queda de cabelo e outros sintomas que estejam relacionados a possíveis doenças de pele.

Para que a identificação seja possível, o aplicativo de reconhecimento usa um banco de imagens para cruzar fotos, buscar referências e apresentar possíveis condições de saúde em forma de lista. Daí em diante, cabe ao usuário comparar sua situação com os diagnósticos apresentados pela ferramenta.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Procure um médico

Apesar de ser uma novidade bem-vinda e muito útil, é sempre bom usar esse tipo de recurso com muito cuidado. O mais recomendável em caso de dúvidas sobre a saúde é sempre buscar ajuda médica para que o diagnóstico seja feito com precisão e confiabilidade.

A tecnologia do Google, assim como muitas disponíveis em outros serviços, não é perfeita e pode apresentar informações equivocadas, levando o usuário a práticas não recomendadas, como a automedicação — entenda por que o Google não deve ser o seu consultório médico.

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*