Publicidade

Google agora sugere tópicos relacionados para você encontrar o que quer

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 09 de Junho de 2023 às 16h19

Link copiado!

Firmbee.com/Unsplash
Firmbee.com/Unsplash
Tudo sobre Google

O Google agora passa a oferecer tópicos de busca na versão web e mobile do buscador. A função ajuda o usuário a encontrar resultados alternativos sobre um determinado item ao sugerir palavras completentares a pesquisa.

As sugestões de busca aparecem na parte superior, entre as opções de categoria de pesquisas (Todas, Notícias, Imagens e Vídeos, por exemplo). Ao clicar sobre uma das sugestões, o termo é adicionado ao campo de pesquisa como se o usuário tivesse o digitado manualmente.

Continua após a publicidade

Como as sugestões são definidas?

Segundo o Google, as sugestões exibidas no buscador consideram "tópicos relevantes para você" com base no que o público pesquisa sobre um determinado tema. "Tanto os tópicos quanto os filtros são exibidos na ordem que nossos sistemas determinam automaticamente como mais útil para sua consulta específica", explica a empresa.

Ao pesquisar o termo "Batata" no Google, aparecem sugestões como "Inglesa", "Tipos" e "Receitas" para agilizar a navegação. Algo similar acontece ao procurar por "Canaltech", mas as sugestões são "Emoji", "WhatsApp", "Telegram" e "Ofertas" — assuntos relacionados ao site.

Naturalmente, nem todas as sugestões são úteis, mas elas podem servir como um norte para filtrar os resultados e ajudar o usuário a encontrar exatamente o que quer sem precisar visitar outras páginas do buscador.

Continua após a publicidade

Distribuição gradativa

A distribuição da função parece acontecer de forma gradativa e também aparece para usuários brasileiros, conforme apurou o Canaltech. No celular, vale ficar atento aos updates do app Google liberados na Play Store para conferir o recurso assim que estiver disponível.